BACHELARD E A EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO NA CIÊNCIA E NA ARTE

TATIANA RODRIGUES DA ROCHA, SANDRA R. S. RICHTER

Resumo


O trabalho resuta de uma bolsa de iniciação científica e busca uma aproximação ao estudo das concepções educacionais inscritas nas obras de Gaston Bachelard para perseguir a compreensão de um pensamento pedagógico que reivindica a conciliação entre provocações à imaginação e desafios ao raciocínio. O objetivo é compreender ações educativas sustentadas na interlocução entre ciência e arte, a partir de uma reflexão educacional que permita perseguir ações pedagógicas com crianças pequenas que considerem a dinâmica temporal dos lentos e graduais processos de aprender o poder formativo da novidade poética e da invenção científica. O estudo, pautado em uma metodologia reflexiva-interpretativa desencadeada pela aproximação à obra científica e à fenomenologia da imaginação poética em Gaston Bachelard, alcança a concepção de formação como indissociabilidade entre o esforço da conquista da objetividade e o esforço da conquista de si. No pensamento educacional bachelardiano, a formação científica e a formação poética comportam sempre duas faces: uma objetiva e uma subjetiva. A abordagem filosófica não tem por objetivo buscar respostas pontuais para uma interrogação ou provar a veracidade dos conceitos, mas perseguir uma fundamentação teórico-metodologica para problematizar a redutora cisão entre ciência e arte, entre razão e imaginação, amplamente naturalizada na educação da infância. A filosofia bachelardiana permite transpor a histórica hierarquização entre "quem pensa" e "quem faz", entre mente e corpo, entre teoria e prática. Trazer a imaginação poética para o campo filosófico não significa abandonar a razão, pois para Bachelard, razão e imaginação, apesar de opostos, são complementares. Ambas ultrapassam a realidade e renovam o mundo, promovendo caminhos na formação do humano. Cada visão filosófica permite apontamentos do humano, porém deixam lacunas para serem debatidas e estudadas por outros campos. Ciência e arte são campos abrangentes e provocam muitas interrrogações que exigem repensar teorias já constituídas e perseguir outras possibilidades argumentativas que podem ser resignificadas para pensar abordagens educacionais com crianças. O encontro semanal com a obra de Bachelard no grupo de pesquisa, os registros, a organização dos conceitos e a produção da escrita acadêmica permitiu compreender a distinção entre educar como formação e educar como precoce escolarização. A escolarização é um dos modos de educar e o compromisso ético da docência é favorecer o intenso processo objetivo e subjetivo que é aprender a estar em linguagem como poder criador e inventivo de instaurar modos de estar, agir e interagir no mundo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.