O USO DE CAL HIDRATADA E CIMENTO PORTLAND NA ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLO PROVENIENTE DO VALE DO RIO PARDO E SUAS RESPECTIVAS INFLUÊNCIAS NA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL DO SOLO
Resumo
As pesquisas sobre o melhoramento de solo, através da alteração de suas propriedades geotécnicas, tem sido cada vez mais uma forma de explorar a utilização de solos que, de forma natural, não apresentam bom desempenho quando utilizados como materiais para base e sub-base de pavimentos, tornando-os eficientes, viáveis economicamente e ambientalmente favoráveis. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo a avaliação das características físicas e mecânicas do solo após sua estabilização química, realizada através do uso de aditivos como a cal hidratada e o cimento Portland. O objetivo do presente estudo consiste em verificar as consequências causadas pela adição de cal hidratada e cimento Portland no que diz respeito à resistência à tração de um solo provindo da cidade de Vera Cruz, na região central do estado do Rio Grande do Sul, após a adição de diferentes teores dos referidos aditivos em amostras do solo. Para comparação dos resultados, o solo natural coletado é caracterizado fisicamente, conforme ensaios dos Limites de Atterberg (Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade), análise granulométrica (por peneiramento e sedimentação) e massa específica dos grãos. Para caracterização quanto ao comportamento mecânico, são realizados ensaios de compactação (ensaio de Proctor) e ensaio de Índice Suporte Califórnia (ISC, também conhecido como CBR). Após a devida caracterização e realização de ensaios de pH, que tem como finalidade conhecer os teores de aditivos necessários para a reação química, são moldados corpos de prova cilíndricos acrescidos de cal hidratada ou cimento, utilizando a amostra de solo na sua umidade ótima e peso específico aparente máximo para a energia de compactação utilizada, a fim de obter as melhores condições para a moldagem. Para análise, são aceitos os corpos de prova que atingirem peso específico seco máximo do solo, entre 99 e 101% do peso específico, obtido em ensaio de compactação. Para cada ensaio de resistência à tração, são moldados 5 corpos de prova para cada teor de aditivo utilizado, definidos através da consideração da estabilização do pH da mistura e para cada tempo de cura - estabelecidos em 7, 14 e 28 dias. São moldados, então, 150 corpos de prova, sendo 5 para cada teor de aditivo (3%, 5%, 7% e 9%) e 5 corpos de prova de solo puro para cada período. Com a adição dos aditivos químicos, obteve-se como resultado um aumento de resistência imediato e continuamente crescente conforme o acréscimo do teor incorporado e o tempo de cura. Desta forma, percebe-se que, com o acréscimo das referidas adições, há um ganho efetivo de resistência no solo utilizado para todos os teores.
Apontamentos
- Não há apontamentos.