REDES DE APRENDIZAGEM INTELIGENTES COM FOCO EM MELHORIA CONTÍNUA E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

RODRIGO HENNIG LOVATO, LIANE MAHLMANN KIPPER, REJANE FROZZA

Resumo


A constante busca por melhorias cumpre um papel fundamental no cotidiano das organizações, pois além de influenciar diretamente em seus resultados, direciona também o futuro organizacional. A Inteligência Artificial (IA) aplica-se nos mais variados campos do conhecimento, baseando-se em diferentes técnicas e visando atingir objetivos distintos. A área, a qual se concentra no estudo e desenvolvimento de sistemas providos de comportamento inteligente capazes de realizar atividades complexas em nível de competência equivalente ou superior ao de um especialista humano, vem nos auxiliando a otimizar tarefas inclusive em organizações. Tal campo de estudo, aliado à estrutura dinâmica das redes de aprendizagem, aptas para estabelecer um processo de contínua aprendizagem orientado pela troca e fluxo de informação, revela uma região do conhecimento a ser estudada: como as redes de aprendizagem inteligentes podem auxiliar nos processos de melhoria contínua. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de como a inteligência artificial pode auxiliar a melhoria contínua e a padronização dos processos utilizando redes de aprendizagem. Quanto à metodologia de pesquisa, realizou-se uma bibliometria quantitativa e qualitativa, com critérios definidos pelos autores. Primeiramente, procedeu-se a bibliometria quantitativa utilizando as bases de dados do Scopus e Web of Science com as palavras chave "Artificial Intelligence", "Learning Networks" e "Kaizen". Realizaram-se as pesquisas com cada palavra em separado, a seguir cruzando-se duas a duas e, por fim, utilizando as três. Em seguida, para a bibliometria qualitativa, quatro artigos foram selecionados para serem estudados e comparados entre si, considerando pontos como objetivos, métodos, técnicas associadas, resultados encontrados, limitações e trabalhos futuros sugeridos. A partir dos resultados encontrados, fica claro que ao realizar as buscas com apenas uma palavra-chave a quantidade de trabalhos exibidos pelas bases de dados é significante. Por outro lado, ao cruzá-las, encontram-se resultados inferiores e limitados, indicando poucos estudos desenvolvidos relacionando-se tais temas no período de abrangência estipulado, revelando-se um campo promissor a ser explorado. Embora não tenham sido encontradas publicações cruzando as três palavras-chave, observando-se o estudo comparativo entre os trabalhos selecionados, verifica-se que há em comum o objetivo de suprir necessidades e/ou buscar melhorias. Os artigos propõem meios que visam desenvolver redes automatizadas eficientes e menos complexas em organizações, otimizar em seu sistema de gestão questões como velocidade e eficiência de treinamentos, distribuição de carga de trabalho, auxiliar o gestor a realizar previsões precisas e automatizar atividades de gestão. Planeja-se, como próximos passos da pesquisa, propor uma maneira de integrar as redes de aprendizagem inteligentes nos processos de melhoria contínua, realizando assim uma avaliação prática em uma organização.


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