TÍTULO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO QUANTITATIVO ABORDANDO USABILIDADE, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

JULIA LEAL CABRAL, THAISI DOS SANTOS FAGUNDES, REJANE FROZZA

Resumo


A bibliometria é a técnica quantitativa e estatística de medir índices de produções científicas sobre o conhecimento desenvolvido e disseminado. Também é, um conjunto de leis e princípios que contribuem para o esclarecimento dos fundamentos teóricos da ciência da informação. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliométrica com os temas Usabilidade, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e Pessoas com Deficiências. Usabilidade pode ser definida como a capacidade de um produto ou serviço ser facilmente utilizado, visando melhorar a navegabilidade do usuário, minimizar os erros e facilitar a interação entre usuário e sistema. Os AVAs têm como principal objetivo oferecer suporte ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes domínios e utilizando diferentes estratégias cognitivas. No que diz respeito à utilização de AVAs por pessoas com deficiências é necessário ressaltar a importância da utilização de usabilidade para atender o tipo específico da deficiência do usuário que estará interagindo com o sistema. A metodologia empregada na pesquisa refere-se a uma busca quantitativa de publicações com o período definido entre janeiro de 2012 a março de 2015. As bases de dados escolhidas para a realização da pesquisa foram a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), os eventos Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE) e as bases de periódicos da CAPES e Web of Science. Assim, os termos de busca da pesquisa foram definidos no título e resumo dos artigos. Primeiramente, foram feitas buscas com os termos de forma isolada, e na sequência, as intersecções relacionaram os termos dois a dois e, posteriormente, os três termos. Na análise dos resultados, foram encontrados 112 artigos contendo ao menos duas palavras-chave, sendo destes, apenas três artigos com as três palavras-chave em seus resumos. Desse total, o maior nÚmero de artigos encontrados em uma mesma base foi na Web of Science, com seis resultados por título, setenta e oito por resumo, e três resultados com os três termos por resumo. No evento SBIE, foram encontrados dois artigos com dois termos de busca por resumo, no TSIE foram encontrados quatro artigos com dois termos de busca por resumo. E, nas buscas na RBIE, não foram encontrados artigos com os termos de busca. Como resultado final deste estudo bibliométrico, constatou-se carência de ferramentas de apoio à aprendizagem que supram as necessidades de pessoas com deficiências, e essa quantidade só faz crescer na medida em que as deficiências vão se tornando mais específicas. Como próximo passo, deseja-se realizar um estudo bibliométrico qualitativo utilizando esta pesquisa como base e propor técnicas de usabilidade para AVAs.


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