PROPOSTA PARA MODIFICAÇÃO MECÂNICA DO PROJETO CARRO ELÉTRICO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um veículo elétrico que possua capacidade de circular nas dependências da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) de forma autônoma, ou seja, sem que o usuário exerça controle manualmente, possuindo ao mesmo tempo espaço suficiente para transportar uma pessoa de até aproximadamente 70 Kg. O projeto estrutural do carro elétrico foi desenvolvido utilizando o software SolidWorks 3D, visando assim verificar e analisar minuciosamente todas as exigências pré-estipuladas no anteprojeto. O respectivo veículo será construído em estrutura metálica composta por aço carbono (chassi), sendo este elemento responsável por suportar os esforços de carga sobre o qual o mesmo estará sujeito. O veículo também possui um sistema de rodagem composto por quatro rodas, tendo como capacidade máxima de cada uma suportar aproximadamente 50 kgf considerando a carga, atrito e possíveis impactos. A estrutura dianteira será composta por um garfo e uma barra de ligação entre as rodas, responsáveis pela sustentação e articulação, sendo construídas em aço carbono e alumínio, respectivamente. Já as laterais do cockpit (cabine do piloto), é composta por uma cadeira para o usuário, constituída de fibra de carbono, material caracterizado por ser um material leve e com uma excelente sustentação e durabilidade, e um tubo de alumínio curvado em cada lado completam a estrutura e dão forma e design (projeto) ao veículo. O sistema de movimentação do veículo é comporto por dois motoredutores que possuem motores de corrente contínua e energia fornecida por uma bateria acoplada à estrutura. A primeira versão do projeto foi desenvolvida com as rodas dianteiras fixas, tendo por princípio básico realizar as curvas através do controle da rotação dos motores de ambos os lados. Porém, com a utilização deste princípio, o mesmo não teria capacidade de contornar curvas mais acentuadas, então a justificativa da proposta de alteração e melhoria do projeto mecânico. A melhoria será realizada através da utilização de um suporte dianteiro, chamado garfo, que possui uma leve inclinação, tendo como função auxiliar na centralização das rodas quando a velocidade dos dois motores, que fornecem torque e velocidade ao veículo, forem iguais. A articulação das rodas é interligada por uma barra, sendo sua movimentação executada de acordo com a diferença de rotação dos motoredutores alocados nas rodas traseiras, desta forma o carro realizará a curva para o lado em que o motor apresenta menor velocidade, seguindo o princípio básico utilizado em um carrinho de supermercado (onde os motores assumem a função dos braços), a Única diferença está no fato de que as articulações estarão interligadas por uma barra, ou seja, quando o carro elétrico realizar a curva, as rodas dianteiras inclinam-se ao mesmo tempo para o mesmo lado e com o mesmo ângulo, e quando os motores retomarem a mesma velocidade, as mesmas retornarão para o centro alinhando-se perfeitamente. Visando melhorar o desempenho dos conjuntos motoredutores e auxiliar na fixação das rodas a estrutura, será utilizado um sistema de mancais de rolamento e de deslizamento, sendo que os mancais das rodas dianteiras terão dois rolamentos cada roda, visando melhor sustentação e performance, já nas rodas traseiras serão utilizados mancais de deslizamento, não sendo necessários rolamentos.
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