PROPOSTA DE UM APLICATIVO ANDROID PARA DEFICIENTES VISUAIS
Resumo
A proposta do presente projeto é auxiliar pessoas com deficiência visual em sua locomoção, mais especificamente no momento de atravessar ruas. Este projeto teve início a partir de um trabalho de conclusão de curso (TCC), onde foi desenvolvido um algoritmo que trabalhava com o processamento de imagens usando a biblioteca OpenCV. O algoritmo servia para detectar faixas de segurança e semáforos com sinal verde ou vermelho. O algoritmo era executado no sistema embarcado Raspberry Pi, tendo uma webcam ligada a ele para a captura das imagens a processar. Após alguns ajustes no algoritmo, e tendo em vista o projeto como um produto para uma pessoa com deficiência visual, veio a necessidade de adaptar o algoritmo para uma plataforma mais adequada às suas necessidades de uso com praticidade. Começou-se então a se trabalhar na adaptação do algoritmo para rodar em um celular com sistema operacional Android. Considerando a utilização da linguagem C/C++ para implementação dos algoritmos desenvolvidos e a biblioteca OpenCV, foi utilizado o compilador NDK (Native Development Kit) do Android, que serve para inserir linguagens nativas dentro do código Java para o Android. O algoritmo que detectava a imagem foi inserido no código Android como um método, onde tinha como parâmetro uma captura de imagem e retornava um sinal, indicando o que havia sido detectado. Durante essa adaptação, testes e mudanças foram sendo realizadas de acordo com os requisitos funcionais da aplicação. Um importante problema que vem sendo estudado é a detecção exata da faixa e do semáforo, dada a complexidade de se trabalhar com o processamento de imagens em um ambiente aberto e sujeito a frequentes mudanças de cenários (especialmente em termos de luminosidade). Adicionalmente foram realizados ajustes no algoritmo envolvendo a calibragem da câmera, sendo que há uma notável diferença entre a webcam e a câmera do celular usado para testes (smartphone Nexus 5). Foram executados testes controlados em laboratório e testes em ambientes reais. Nos testes controlados foram utilizadas imagens de semáforos e faixas de segurança. Já os testes reais foram feitos nas vias de trânsito da UNISC (somente faixas de segurança), à noite, e em algumas ruas do centro da cidade de Santa Cruz do Sul, no período diurno. De acordo com o esperado, os resultados dos testes dentro do Laboratório foram mais satisfatórios do que os nas ruas, pois existem muitos aspectos negativos e situações adversas em um ambiente aberto, diferentemente do que acontecia nos testes do Laboratório. Com relação ao tipo de sinalização, foram obtidos melhores resultados com a detecção de faixas de segurança do que dos sinais dos semáforos, inclusive nos testes controlados.
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