PORTFÓLIO: UMA NOVA VISÃO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Maique Rodrigues Vieira, Vanessa Tatieli Salin, Estela Maris Gassen Gonçalves

Resumo


O Portfólio tem sido apresentado pela literatura como uma alternativa de instrumento reflexivo para acompanhamento e avaliação de acadêmicos em diversos estudos. Esta ferramenta possibilita entender o estudante através de suas individualidades, possibilitando meios para seu crescimento tanto profissional quanto pessoal, fazendo os conceitos transcenderem os muros da universidade. Este trabalho tem como objetivo criar um mecanismo que acompanhe o desenvolvimento de forma a fundamentar o processo teórico-prático de aprendizagem ao processo político pedagógico necessário para o perfil desejado aos profissionais da saúde. Além de demonstrar as competências adquiridas através de tarefas realizadas, podem avaliar o aluno de forma individual, respeitando suas limitações e facilitando o pensamento crítico em relação à formação acadêmica. Para desenvolver o portfólio, foram convidados estudantes voluntários do terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC para se reunirem semanalmente e construírem o portfólio a partir de estudos e vivências propostas pelos três professores orientadores. O processo de desenvolvimento e intervenção deste projeto aconteceu durante o primeiro semestre de 2015. Estes encontros aconteceram na universidade com temas relacionados à odontologia e através de visitas aos serviços de saúde da região dos vales, como Unidades Básicas de Saúde - UBS e Estratégias de Saúde da Família - ESF. A aceitação e colaboração dos acadêmicos participantes resultaram em aspectos muito positivos, tornando o projeto agradável de forma a instigar a busca constante por novas oportunidades. Através das criações pôde-se perceber que este instrumento é um novo caminho para aprendizagem reflexiva sobre o perfil profissional, possibilita a melhoria dos serviços de saúde, assim como uma maior realização pessoal. A construção do portfólio conduz a uma formação consciente e participativa, permitindo a construção continuada de sua própria aprendizagem, possibilitando ao acadêmico explorar o conhecimento além dos conceitos básicos de acordo com seu grau de interesse. Durante a construção do portfólio os acadêmicos perceberam a importância de identificar diferentes formas de avaliação, possibilitando serem responsáveis pela edificação de seu saber. O processo de construção do portfólio foi uma importante ferramenta dentro da graduação, pois permitiu diferentes percepções dos acadêmicos, onde as dimensões dos assuntos puderam ser debatidas, sendo correlacionadas com as experiências vivenciadas na USB e ESF, possibilitando acompanhamento do crescimento do acadêmico dentro da sua formação profissional e servindo como aprimoramento aos instrumentos de avaliação.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.