INTERDISCIPLINARIDADE NO PLURAL: UM MAPEAMENTO SOBRE CONCEPÇÕES E REFERÊNCIAS TEÓRICAS EM DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esse trabalho é um recorte vinculado à primeira fase de desenvolvimento do projeto "Interdisciplinaridade e trabalho docente no Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul", que visa compreender como a interdisciplinaridade é concebida e como se manifesta no Ensino Médio Politécnico, implantado a partir da reforma curricular ocorrida no Estado, em 2012. A interdisciplinaridade tem recebido destaque, seja como princípio, seja como método, em reformas curriculares, programas de formação de professores e fóruns de pesquisa em Educação no Brasil. Nessa etapa buscamos identificar as principais concepções e referências que estão sendo utilizadas sobre a interdisciplinaridade em dois diferentes eixos: a) nos documentos reguladores da Proposta de Reforma Curricular que implantou o Ensino Médio Politécnico no RS, incluindo os dois livros organizados pelo então Secretário de Educação do Estado (AZEVEDO e REIS, 2013; AZEVEDO e REIS, 2014); b) nos onze cadernos didáticos utilizados no programa de formação de professores "Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio". A metodologia esteve dividida em dois momentos. Inicialmente, realizamos um exercício de análise dos cadernos do Pacto identificando quais eram as referências e concepções presentes nesses textos sobre interdisciplinaridade. Procedemos da mesma forma com o "Documento Base da Reforma Curricular do Ensino Médio Politécnico", com o "Regimento Padrão do Ensino Médio Politécnico", e com os livros supracitados. Posteriormente, examinamos as divergências e convergências nas referências encontradas nesse conjunto de fontes. Em relação aos documentos do Ensino Médio Politécnico, as referências mais citadas sobre interdisciplinaridade foram textos de Ivani Fazenda (1979, 1993, 1994 e 2008). Nos cadernos do Pacto ganharam destaque referências nacionais e estrangeiras, tais como Hilton Japiassu (1976), Jonh Ziman (1980), Claude Chrétien (1994), Gaudêncio Frigotto (1995), Bernard Charlot (1998), J. T. Santomé (1998), Marjorie Garber (2001), Ivani Fazenda (2008), Ana M. P. Carvalho (2013). Nos dois eixos mapeados, a recorrência de citações diretas e indiretas de textos de Ivani Fazenda foi uma semelhança percebida nos documentos analisados. Dentre as divergências encontradas percebemos que, enquanto os documentos relativos ao Ensino Médio Politécnico utilizam autores nacionais sobre interdisciplinaridade, os cadernos do Pacto fazem referência a autores estrangeiros e textos publicados em língua inglesa. Dando seguimento, a próxima etapa consistirá em analisar as referências encontradas no que diz respeito às seguintes categorias: a) O que é interdisciplinaridade? b) Onde ela ocorre? c) Como ela ocorre? Assim, esse exercício permitiu perceber que a literatura sobre interdisciplinaridade é ampla e que, conforme sinalizou Thiesen, a noção tem sido tratada basicamente sobre dois enfoques: "o epistemológico e o pedagógico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares" (2008, p.545). Da mesma forma, permitiu-nos ratificar a ideia da "impossibilidade de conceituar consensualmente a interdisciplinaridade" (MINAYO, 1994).
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