INÊS PEDROSA: UMA VOZ FEMININA NO CONTEXTO DA LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa Os estudos acadêmicos de Literatura: pressupostos teóricos e aplicabilidades, coordenado pela professora Dra. Eunice Terezinha Piazza Gai. O projeto prevê estudos sobre hermenêutica e também a interpretação de textos ficcionais. Dentro da proposta geral do projeto, foram selecionadas obras pertencentes ao universo para estudo, e dentre as autoras apresentadas ao grupo, optou-se pela escritora portuguesa Inês Pedrosa. Após a leitura das obras Dentro de ti ver o mar e Nas tuas mãos, foi escolhido o primeiro romance, e como embasamento teórico, foram realizadas leituras acerca da hermenêutica considerando, entre outros, os artigos de Richard Palmer, que trata deste assunto desde a abordagem inicial, para estudos teológicos, além da primeira noção de interpretação textual a que ela foi relacionada; e Alfredo Bosi e Luiz Costa Lima, que trazem um estudo dos fundamentos da hermenêutica de Schleiermacher e Gadamer, dando a visão do aspecto filosófico desta área, que suporta o presente estudo. Entende-se a hermenêutica, portanto, como sendo a perspectiva interpretativa acerca de um texto, onde se considera a intenção do autor ao escrever, como um ser pertencente uma sociedade, que teve vivências e interferências culturais que se fazem presentes de várias formas naquilo que ele tem a dizer em sua escrita. Por sua vez, o romance selecionado para esse estudo mostra um retrato da sociedade portuguesa contemporânea e de seus indivíduos, através das tramas que ocorrem no cotidiano destes, e das relações interpessoais entre eles. Procurou-se concentrar a atenção nas figuras femininas do romance, buscando entender suas posições perante a sociedade e em relação às figuras masculinas que as cercam. Considerou-se o multiculturalismo como característica essencial presente no romance, no que concerne às diferenças sociais, a julgar pela ambientação da trama entre dois continentes. Até o momento, conclui-se que, de acordo com os pressupostos hermenêuticos, os indivíduos retratados no romance também são moldados por traços culturais característicos do corpo social onde estão inseridos e por acontecimentos passados que interferem em suas atitudes e juízos de valor. Entende-se que as mulheres presentes na obra se relacionam com seus maridos, amantes, pais e amigos, mas tais laços podem ser desfeitos ou refeitos, à medida que essas mulheres não se limitam às condições que a sociedade ou a família lhes impõe. Deste modo, pode-se afirmar que a autora, em seu romance, mostra o quanto o passado intercede na vida de seus personagens, a ponto de gerar consequências hereditárias, retrata a família como uma instituição em decadência, e as relações entre homens e mulheres são postas em segundo plano por elas, em nome do poder de decidir o próprio destino.
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