INÊS PEDROSA: UMA VOZ FEMININA NO CONTEXTO DA LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Joyce Raymundo Soares, Eunice Terezinha Piazza Gai

Resumo


Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa Os estudos acadêmicos de Literatura: pressupostos teóricos e aplicabilidades, coordenado pela professora Dra. Eunice Terezinha Piazza Gai. O projeto prevê estudos sobre hermenêutica e também a interpretação de textos ficcionais. Dentro da proposta geral do projeto, foram selecionadas obras pertencentes ao universo para estudo, e dentre as autoras apresentadas ao grupo, optou-se pela escritora portuguesa Inês Pedrosa. Após a leitura das obras Dentro de ti ver o mar e Nas tuas mãos, foi escolhido o primeiro romance, e como embasamento teórico, foram realizadas leituras acerca da hermenêutica considerando, entre outros, os artigos de Richard Palmer, que trata deste assunto desde a abordagem inicial, para estudos teológicos, além da primeira noção de interpretação textual a que ela foi relacionada; e Alfredo Bosi e Luiz Costa Lima, que trazem um estudo dos fundamentos da hermenêutica de Schleiermacher e Gadamer, dando a visão do aspecto filosófico desta área, que suporta o presente estudo. Entende-se a hermenêutica, portanto, como sendo a perspectiva interpretativa acerca de um texto, onde se considera a intenção do autor ao escrever, como um ser pertencente uma sociedade, que teve vivências e interferências culturais que se fazem presentes de várias formas naquilo que ele tem a dizer em sua escrita. Por sua vez, o romance selecionado para esse estudo mostra um retrato da sociedade portuguesa contemporânea e de seus indivíduos, através das tramas que ocorrem no cotidiano destes, e das relações interpessoais entre eles. Procurou-se concentrar a atenção nas figuras femininas do romance, buscando entender suas posições perante a sociedade e em relação às figuras masculinas que as cercam. Considerou-se o multiculturalismo como característica essencial presente no romance, no que concerne às diferenças sociais, a julgar pela ambientação da trama entre dois continentes. Até o momento, conclui-se que, de acordo com os pressupostos hermenêuticos, os indivíduos retratados no romance também são moldados por traços culturais característicos do corpo social onde estão inseridos e por acontecimentos passados que interferem em suas atitudes e juízos de valor. Entende-se que as mulheres presentes na obra se relacionam com seus maridos, amantes, pais e amigos, mas tais laços podem ser desfeitos ou refeitos, à medida que essas mulheres não se limitam às condições que a sociedade ou a família lhes impõe. Deste modo, pode-se afirmar que a autora, em seu romance, mostra o quanto o passado intercede na vida de seus personagens, a ponto de gerar consequências hereditárias, retrata a família como uma instituição em decadência, e as relações entre homens e mulheres são postas em segundo plano por elas, em nome do poder de decidir o próprio destino.

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