RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO, CRIATIVDADE E BENCHMARKING: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Gabriela Zucchetti Kessler, Marcia de Bastos Braatz, Flavia Luana da Silva, Liane Mählmann Kipper

Resumo


O benchmarking é reconhecido como um método prático no desenvolvimento de áreas críticas de negócio, sendo uma ferramenta de gestão que compara os atributos de um produto ou serviço a fim de atingir ou exceder as metas de desempenho. O seu uso é simples gerando um padrão de resultados que permite comparação, reprodução e adaptação de diversos ramos. Não obstante o benchmarking é conceituado como um ato de imitar ou copiar. Mas, na verdade, se trata de um conceito que ajuda na inovação e no conhecimento do mercado e não imitação. Sendo assim, a criatividade vai fazer com que se possa incorporar e aprimorar produtos, processos e serviços que já são sucesso na concorrência, sem que infrinja leis de propriedade industrial, apenas provocando a ideia da inovação. O objetivo do trabalho foi analisar em periódicos científicos internacionais as relações entre benchmarking, inovação e criatividade a fim de sugerir melhores práticas (criativas e inovadoras) que apoiem o desenvolvimento destes temas de forma conjunta. A metodologia do trabalho foi uma análise bibliométrica com as palavras-chave: "Benchmarking" e "Innovation"; "Benchmarking" e "Creativity". Após o mapeamento quantitativo dos artigos, na base de periódicos SCOPUS, no período de 2010 a 2015 foi realizado uma análise de conteúdo com uso do software VOSviewer, buscando encontrar relações entre palavras, autores e países.  Dos resultados, foram analisadas palavras relevantes no título e resumo, palavras-chave encontradas com o número de citações, autores com maior número de citações com suas respectivas cocitações e os países com maior número de autores citados. Ademais, observou-se nos artigos selecionados que para as organizações aumentarem sua vantagem competitiva, é necessário ter líderes criativos e que não tenham receio de mudanças. Atualmente, os colaboradores das organizações precisam trabalhar com o conceito de inovação e criatividade, sem isso, a empresa dificilmente vai conseguir alcançar o que almeja. O benchmarking envolve estudar as empresas concorrentes e os líderes, aprendendo com eles como adaptar as melhores práticas. A criatividade é útil no desenvolvimento de novos processos na organização. Pesamaa et al. (2013) diz que a capacidade de gerar ideias inovadoras se dá através do pensamento original e processamento de informações, conseguindo apoiar o processo de benchmarking. Observou-se que nos cruzamentos dessas palavras-chave há uma gama de autores que já utilizaram a temática como embasamento para suas pesquisas. O que comprova o objetivo do trabalho que visa mostrar estas interações. O uso do software traz uma visão crítica e analítica sobre as interações existente entre os temas de pesquisa, possibilitando conclusões de união de temas. Estas análises embasaram um olhar mais especifico sobre trabalhos existentes que pudessem ser relevantes para o desenvolvimento de técnicas que utilizassem a união dos temas. O benchmarking envolve o olhar crítico do mercado e das boas práticas promovendo o desenvolvimento da criatividade e por consequência da inovação. E esta ligação se fortalece quando o mercado competitivo tem a necessidade de não apenas fazer o que já é feito de forma melhor, mas sim de forma diferente e inovadora, onde a criatividade ganha espaço e importância. Concluiu-se ainda que o benchmarking é muito usado e pesquisado em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Itália e está no alvo de pesquisas em países que buscam ser desenvolvidos, como o Brasil. 


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