PROPOSTA DE ANÁLISE ESTRUTURAL PARA UM PAVIMENTO COM REVESTIMENTO PRIMÁRIO

Júlia Kappaun de Oliveira, Eduarda Karoline Trevisan Bugs, Gustavo Teodoro Bullé, Maurício Cruz Zaikoski, Leandro Olivio Nervis

Resumo


O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil para locomoção de pessoas e escoamento da produção. Segundo dados do DNIT (2015) cerca de 87% da malha rodoviária do país é composta por vias não pavimentadas. Já no estado do Rio Grande do Sul, somente 8% das vias possuem pavimentação. A maior parte das vias não pavimentadas são de poder municipal, muitas vezes, sem prioridade, essas vias se encontram em estados ruins de tráfego, principalmente após intempéries o que afeta diretamente os usuários. A manutenção quando acontece, geralmente é de forma "empírica", resultando em pouca durabilidade, baixo conforto ao usuário, desperdício de recursos e impactos ambientais excessivos. Isso motivou que estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do Sul, juntamente com o Coordenador do Curso e Doutor em Geotecnia dessem início ao projeto: ESTUDOS VOLTADOS A CONTRIBUIR NA DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO ADEQUADA DE MATERIAIS PARA USO NO REVESTIMENTO PRIMÁRIO DE VIAS NÃO PAVIMENTADAS, o qual tem o objetivo de realizar estudos com diferentes solos, inicialmente provenientes da região de Arroio do Tigre - RS a fim de caracterizá-los e, posteriormente, viabilizar a utilização no revestimento primário de estradas vicinais. O presente trabalho abrange uma pequena fração do referenciado projeto de pesquisa, e consiste numa proposta de análise estrutural de um pavimento com revestimento primário constituído de um dos solos estudados. Essa proposta ampara-se nos conceitos da mecânica dos solos e da mecânica dos pavimentos. Assim, em nível experimental, tomou-se um solo de comportamento laterítico, pertencente ao grupo LG" da classificação MCT (Miniatura Compactado Tropical), já caracterizado e com parâmetros de compactação previamente conhecidos. Foram moldados corpos de prova (CPs) e submetidos a ensaios de cisalhamento direto, com o propósito de obter parâmetros de resistência. Para fins de cálculos, apresenta-se uma proposta de tensões atuantes no pavimento pela passagem de um carregamento correspondente ao eixo padrão do DNIT baseada nos conceitos clássicos da mecânica dos solos. Então, a análise proposta consiste em comparar as tensões atuantes estimadas com as tensões máximas suportadas pelo solo, levando em consideração duas hipóteses. A primeira delas diz respeito à análise de ruptura local, considerando o critério de Mohr-Coulomb. A segunda se refere à ruptura global, sendo empregado o modelo de Vésic (1975). Nos estudos, foi levado em consideração também a variação de umidade do solo, tendo em vista que por se tratar de uma camada que fica exposta às ações climáticas, isso se torna muito relevante. Com o estudo, definiu-se, a partir da proposta de análise estrutural apresentada, condições de espessuras e teor de umidade da camada de revestimento adequadas, considerando algumas situações de subleito quanto a parâmetros de resistência e o solo a ser utilizado como camada de suporte para o revestimento primário.

 

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