REVISÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Guilherme Augusto Schwingel, Laís Corrêa Peixoto, João Victor Kothe, Jaqueline de Moraes, Bruno Baccar De Carvalho, Elpidio Oscar Benitez Nara

Resumo


A realidade pedagógica dos dias de hoje é muito diferente da realidade das outras gerações. A integração das inovações tecnológicas impactou diretamente na didática, nos métodos e técnicas, no processo avaliativo, ou seja, no modelo de Ensino-Aprendizagem em geral. O objetivo deste trabalho foi pesquisar as Práticas Pedagógicas e as técnicas do processo Ensino-Aprendizagem no curso de Engenharia de Produção da UNISC. O primeiro passo foi verificar os conceitos das Práticas Pedagógicas e avaliação processo Ensino-Aprendizagem através de publicações bem como a relevância dos temas estudados (Engenharia de Produção, Métodos de Ensino, Métodos de Avaliação). A segunda etapa consistiu da coleta e análise dos Planos de Ensino dos últimos seis semestres do curso de Engenharia de Produção e foi possível perceber que a maioria dos métodos utilizados, tanto no ensino quanto na avaliação, são modernos. A terceira etapa foi a elaboração e aplicação de um questionário com os discentes e docentes do curso para entender a visão deles sobre o assunto e depois tabular os questionários no software Sphinx Léxica. As respostas obtidas mostraram que, no geral, ambos consideram mais importantes os métodos modernos de ensino, porém quando se analisa um por um, os tradicionais tiveram porcentagem mais elevada muitas vezes. E a mesma coisa aconteceu com os métodos de avaliação, no geral a vertente moderna mostrou uma porcentagem mais expressiva, porém quando analisado individualmente, muitos métodos tradicionais tiveram uma porcentagem mais alta. O seguinte passo foi analisar as tabelas e gráficos gerados com os três objetos de estudo. Em relação aos métodos de ensino, fica visível que tanto nos planos de ensino quanto para as respostas obtidas com os docentes e discentes os métodos modernos foram os mais apontados. O mesmo acontece para os métodos de avaliação, para os três objetos analisados, os métodos modernos são mais utilizados e considerados importantes e eficazes do que os tradicionais, quando analisados no geral. Deve ser levado em conta o fato de que havia muito mais métodos modernos que tradicionais citados nos Planos de Ensino e que foram utilizados como alternativas nos questionários. Em relação aos Planos de Ensino é questionável se a metodologia que está descrita que seria utilizada nas disciplinas foi realmente utilizada, pois é comum o professor ter que se flexibilizar à realidade da turma e sala de aula. Vale observar também, que os Planos de Ensino que foram coletados são dos últimos 6 semestres, enquanto que a amostra de professores que respondeu o questionário foi referente somente ao primeiro semestre de 2016. Além disso, o fato de o trabalho ser um estudo de caso também possui limitações, pois os resultados obtidos não podem ser generalizados em relação aos outros cursos de Engenharia de Produção, pois o curso da UNISC é apenas uma pequena parte de um universo muito maior. Em virtude dos dados obtidos com os três objetos de estudo analisados, percebeu-se, que no geral, as Práticas Pedagógicas e as técnicas do processo Ensino-Aprendizagem utilizadas pelos professores no curso de Engenharia de Produção da UNISC e vistas pelo corpo discente como mais importante e eficazes são voltadas para a vertente moderna.

 

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