ESTUDO DE TRAÇOS PARA CONCRETO PERMEÁVEL DE CIMENTO PORTLAND

Marcia Fernanda Fontoura Dame, Brenda Rielli Spier Corrêa, Bianca Cristina Rodrigues, Aline Oliveira Trojahn, Rodrigo Guadalupe de La Barrera, João Rodrigo Guerreiro Mattos

Resumo


Dentre os grandes problemas impactantes nos centros urbanos, pode-se destacar as frequentes enchentes em alguns municípios próximos aos afluentes de rios. Isso está diretamente relacionado ao crescimento desordenado das construções e, por consequência, da pavimentação das áreas naturais, causando, assim, a impermeabilização do solo. No Brasil, esse fato é extremamente comum, tendo como agravante a falta de planejamento urbano e, muitas vezes, o não cumprimento do plano diretor dos municípios. Com o intuito de diminuir os danos causados ao ambiente e à população, o objetivo desta pesquisa é o estudo de pavimentos permeáveis através da análise de traços que possibilitem a utilização de diferentes tipos de cimentos Portland na utilização como revestimento de vias pavimentadas. Estes pavimentos permeáveis se destacam por apresentarem grande poder de absorção de água, na qual se infiltra pelos poros existentes, fazendo com que parte ou sua totalidade de água superficial percorre pelos vazios, resultando em melhores condições ambientais e diminuindo o volume de água acumulado em locais que apresentam grandes volumes de chuva. Com base nos estudos desenvolvidos, foram estabelecidos alguns traços de concreto permeável que atendessem às normas brasileiras, com ênfase na norma específica de pavimentos permeáveis, que é a NBR 16416:2015 - Pavimentos Permeáveis de Concreto - Requisitos e Procedimentos. Assim, estão sendo realizados ensaios laboratoriais com a concepção da variação do tipo de cimento nos diferentes traços, a fim de verificar as principais características mecânicas, que são a resistência à compressão simples, resistência à tração por compressão diametral, e características funcionais, como o  índice  de  vazios e a permeabilidade. Para a realização dos ensaios, estão sendo moldados corpos de prova cilíndricos de dimensão 10cm x 20cm e placas de concreto permeável de 50cm x 50cm x 10cm, na qual estão  sendo  analisados  dois  tipos  de cimento  Portland: CPIV  e  CPV, ressaltando  que  o  CPV  é  um  cimento  de  alta  resistência inicial  (ARI), que atinge resistência inicial em 7 dias, característica que possibilita uma maior agilidade no processo de liberação do pavimento para tráfego. Já o cimento Portland pozolânico (CPIV) apresenta boa resistência à água e bom comportamento a ambientes mais agressivos.  Mediante a realização de grande parte destes ensaios, já que o projeto de pesquisa está em andamento, já é possível verificar a influência do tipo de cimento na resistência dos traços estudados até o momento e vislumbrar que será viável a sua utilização como revestimento de pavimentos permeáveis.

 

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