MÉTODO ELECTRE NA TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL

Bruno Baccar de Carvalho, Gustavo Choaire, Laís Corrêa Peixoto, Júlia Weber Reuter, Elpidio Oscar Benitz Nara

Resumo


Em um âmbito empresarial cada vez mais competitivo e com inúmeras situações inesperadas, a tomada de decisão a respeito da melhor alternativa de como contornar estas situações torna-se cada vez mais delicada. Quais soluções adotar com relação a tempo e investimento e quais soluções devem ser descartadas, são perguntas que devem ser respondidas com eficiência e certeza, para que o melhor caminho seja traçado. É neste cenário que os métodos MCDA (MULTICRITERIA DECISION ANALYSIS) se tornam ferramentas de suma importância para as organizações. Em especial, o conjunto de métodos ELECTRE (Elimination and Choice Expressing Reality) mostra-se eficiente no processo de tomada de decisão. Os métodos ELECTRE foram primeiramente apresentados por Roy Bernard em 1968 com a criação do método ELECTRE I. Logo após surgiram suas evoluções ELECTRE II, ELECTRE III, ELECTRE IV, ELECTRE IS e ELECTRE TRI. Este conjunto de métodos tem como ideia básica a análise de dominância ou sobreclassificação (outranking). De maneira geral, busca-se obter um subconjunto de alternativas, no qual as alternativas que fazem parte desse subconjunto sobreclassificam as que não fazem, reduzindo de maneira eficiente as alternativas disponíveis. Por exemplo, sabendo-se que a alternativa X é melhor que as alternativas Y e Z, não há razão para analisar as preferências de Y e Z. Este conjunto de métodos é aplicado em diversas situações dentro do âmbito empresarial, como seleções de equipamentos para desenvolvimento de tarefas específicas, disponibilidade de mão de obra da empresa, decisões em grupo e até mesmo localizações propícias para a consolidação da organização. Em especial, nesta pesquisa está sendo abordado um dos passos mais importantes do processo empresarial, o processo de localizar a empresa. O local onde deve ser localizado o negócio, implica muitas variáveis (critérios) que devem ser pesadas para definir o local ideal. Algumas variáveis são: o porte da empresa (macro, micro, pequena, média e grande), a sofisticação tecnológica da empresa ou negócio, bem como o tipo de produto ou serviço a ser oferecido, a população do local onde a empresa se consolidará e até mesmo a demanda que a localidade oferece. Para este tipo de problema, o método ELECTRE I é utilizado de maneira mais eficiente, pois permite o critério-verdadeiro das alternativas possíveis. O empreendedor deve aplicar pesos para cada variável possível dentre as observadas e obter a localização mais ideal possível a partir dos critérios pré-definidos por ele. A localização ideal será aquela que abrange de melhor maneira as preferências do empreendedor. Por exemplo, se a localização A não se mostra tão eficiente no critério de demanda oferecida (julgando que esta tem um peso mais alto, pré-definido pelo empreendedor) do que a localização B, a localização A não tem preferência a B nesse critério. Conclui-se que o conjunto de métodos ELECTRE, em especial o ELECTRE I se mostra uma ferramenta muito útil para os empreendedores no processo de tomada de decisão.

 

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