MÉTODO ELECTRE NA TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL
Resumo
Em um âmbito empresarial cada vez mais competitivo e com inúmeras situações inesperadas, a tomada de decisão a respeito da melhor alternativa de como contornar estas situações torna-se cada vez mais delicada. Quais soluções adotar com relação a tempo e investimento e quais soluções devem ser descartadas, são perguntas que devem ser respondidas com eficiência e certeza, para que o melhor caminho seja traçado. É neste cenário que os métodos MCDA (MULTICRITERIA DECISION ANALYSIS) se tornam ferramentas de suma importância para as organizações. Em especial, o conjunto de métodos ELECTRE (Elimination and Choice Expressing Reality) mostra-se eficiente no processo de tomada de decisão. Os métodos ELECTRE foram primeiramente apresentados por Roy Bernard em 1968 com a criação do método ELECTRE I. Logo após surgiram suas evoluções ELECTRE II, ELECTRE III, ELECTRE IV, ELECTRE IS e ELECTRE TRI. Este conjunto de métodos tem como ideia básica a análise de dominância ou sobreclassificação (outranking). De maneira geral, busca-se obter um subconjunto de alternativas, no qual as alternativas que fazem parte desse subconjunto sobreclassificam as que não fazem, reduzindo de maneira eficiente as alternativas disponíveis. Por exemplo, sabendo-se que a alternativa X é melhor que as alternativas Y e Z, não há razão para analisar as preferências de Y e Z. Este conjunto de métodos é aplicado em diversas situações dentro do âmbito empresarial, como seleções de equipamentos para desenvolvimento de tarefas específicas, disponibilidade de mão de obra da empresa, decisões em grupo e até mesmo localizações propícias para a consolidação da organização. Em especial, nesta pesquisa está sendo abordado um dos passos mais importantes do processo empresarial, o processo de localizar a empresa. O local onde deve ser localizado o negócio, implica muitas variáveis (critérios) que devem ser pesadas para definir o local ideal. Algumas variáveis são: o porte da empresa (macro, micro, pequena, média e grande), a sofisticação tecnológica da empresa ou negócio, bem como o tipo de produto ou serviço a ser oferecido, a população do local onde a empresa se consolidará e até mesmo a demanda que a localidade oferece. Para este tipo de problema, o método ELECTRE I é utilizado de maneira mais eficiente, pois permite o critério-verdadeiro das alternativas possíveis. O empreendedor deve aplicar pesos para cada variável possível dentre as observadas e obter a localização mais ideal possível a partir dos critérios pré-definidos por ele. A localização ideal será aquela que abrange de melhor maneira as preferências do empreendedor. Por exemplo, se a localização A não se mostra tão eficiente no critério de demanda oferecida (julgando que esta tem um peso mais alto, pré-definido pelo empreendedor) do que a localização B, a localização A não tem preferência a B nesse critério. Conclui-se que o conjunto de métodos ELECTRE, em especial o ELECTRE I se mostra uma ferramenta muito útil para os empreendedores no processo de tomada de decisão.
Apontamentos
- Não há apontamentos.