EFEITO DA ADIÇÃO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO NA RESISTÊNCIA DE CONCRETO PERMEÁVEL
Resumo
A crescente urbanização das cidades gera impactos no ambiente natural do planeta, e a construção civil é grande responsável por boa parte destes impactos no que diz respeito aos mais variados tipos de construções. Um problema frequente encontrado nas grandes cidades são os alagamentos em áreas urbanas quando acontecem altas precipitações de chuva. Para que isso não aconteça, são utilizados sistemas de drenagem para escoar o volume de água que o solo não consegue absorver nessas áreas, mas por mais que existam estes sistemas, é altamente perceptível sua ineficiência no atual contexto de urbanização desordenada e falta de planejamento urbano. O motivo principal da dificuldade de escoamento da água pluvial é a impermeabilização do solo devido às construções. Considerando isso, a presente pesquisa tem por objetivo estudar traços de concreto permeável de cimento Portland, que visam amenizar os problemas de alagamentos, tornando o escoamento da água mais eficiente e rápido. Visto que o concreto permeável possui um índice de vazios maior, e tem efeito drenante, torna-se uma das possíveis soluções para o alagamento em áreas urbanas. Entretanto, o concreto permeável apresenta, em geral, uma baixa resistência mecânica, não suportando elevadas cargas sobre ele. Diante disso, a pesquisa estuda o efeito da adição de fibras de polipropileno na resistência do concreto permeável, sendo já observado sua eficiência na distribuição dos esforços de tensões, estudamos adiciona-las de maneira que o concreto não perca sua permeabilidade e ainda aumente sua resistência, consequentemente desenvolver novos traços que atendam às especificações exigidas na Norma Brasileira (NBR 16416:2015) assim gerar um processo mais sustentável e eficiente. Diferentes dosagens de fibras estão sendo testadas, assim como a sua resistência quando adicionada a dois tipos de cimento, sendo eles: Cimento Portland CPIV e CPV - ARI (Alta Resistência Inicial). Os Corpos de provas nas dimensões 10x20 cm estão sendo moldados e ensaiados em laboratório para determinação da resistência à compressão e tração de acordo com o que a norma mencionada anteriormente exige. Desta forma, com os resultados obtidos até o momento, foi possível observar a maior resistência do concreto permeável de cimento Portland quando adicionado fibras de polipropileno, e possuir potencial para ser utilizado em pavimentos de vias com baixo volume de tráfego.
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