OS IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO MOTOR EM ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO
Resumo
A atividade física, seja ela de forma moderada ou intensa, está fortemente associada ao desempenho de habilidades motoras, principalmente na infância e adolescência. A disfunção das habilidades motoras está ligada ao excesso de peso, devido ao comportamento sedentário, apresentado na maioria dos casos. Além disso, apesar da atividade física estar ligada a aspectos motores, apresentar alto índice de massa corporal (IMC) compromete esta associação, uma vez que limita os efeitos da atividade física sobre o desempenho motor. Objetivou-se verificar se um programa interdisciplinar com exercícios físicos, orientação psicológica e nutricional promove alteração nos indicadores de aptidão física relacionada ao desempenho motor em adolescentes. Estudo de caráter quase-experimental, com 23 escolares entre 10 e 17 anos de Santa Cruz do Sul, classificados com excesso de peso. Os testes pré e pós-intervenção foram realizados na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), seguindo o manualdo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), para o teste de força de membros superiores, teste de força de membros inferiores, teste de agilidade e teste de velocidade de deslocamento. A intervenção ocorreu durante quatro meses, três vezes por semana, em que foram realizados exercícios físicos, orientação nutricional, psicológica, reeducação postural e orientação bucal. A intensidade dos exercícios foi monitorada pela frequência cardíaca (FC) (40 a 60% da FC),por meio da equação: 220 menos a idade. Foi utilizado o programa SPSS v. 23.0 para a análise estatística dos dados, utilizando-se o teste pareado de Wilcoxon (para dados numéricos) e McNeman (dados categóricos) para comparar os momentos pré e pós-teste. Foram consideradas diferenças significativas para p<0,05. As características descritivas demonstram que a maior parte dos escolares está em maturação contínua, possuem cor de pele branca e de classe média. Observou-se, após o programa de intervenção, o aumento do nível de força de membros inferiores (?: 0,08 m; p=0,003). Os demais testes de aptidão física relacionada ao desempenho motor não modificaram com a intervenção. Quando avaliada a classificação dos testes, não foram observadas diferenças significativas entre os dois momentos. No entanto, observou-se que quatro escolares que apresentavam baixos níveis de agilidade, no pré-teste, passaram a ter bons níveis deste parâmetro, após a realização do programa de intervenção. O programa de intervenção interdisciplinar mostrou-se eficaz para melhorar a aptidão física relacionada ao desempenho motor, apenas na força de membros inferiores, mostrando resultados significativamente superiores no pós-teste, contudo não apresentando resultados satisfatórios para força de membros superiores, agilidade e velocidade.
Apontamentos
- Não há apontamentos.