PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE MELHORIAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM UNIDADES DE SAÚDE INSERIDAS NO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB).
Resumo
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi instituído em 2011 pelo Ministério da Saúde, e visa modificações no processo de trabalho em saúde, com o propósito de qualificar a assistência prestada. O programa é composto por quatro fases: adesão e contratualização, desenvolvimento, avaliação externa e recontratualização. A atenção básica se configura como porta de entrada dos usuários para os serviços de saúde, sendo necessário que o serviço esteja organizado de tal forma a proporcionar uma assistência de qualidade, com transparência e que satisfaça o usuário e a população em geral. O objetivo do estudo foi investigar, na visão do profissional enfermeiro, as melhorias na organização do trabalho nas unidades aderidas ao PMAQ-AB. Trata-se de estudo qualitativo, recorte da pesquisa "Aplicação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): olhar avaliativo dos profissionais de saúde", desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (GEPS/UNISC), aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob protocolo n°1.171.974/15. O estudo foi desenvolvido com 32 enfermeiros trabalhadores de Estratégias de Saúde da Família (ESF) aderidas ao PMAQ-AB, de 11 municípios da 28º Região de Saúde/RS. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas, com a questão norteadora: “Fale sobre o PMAQ na sua unidade de saúde”, sendo as mesmas transcritas e submetidas a Análise de Conteúdo (Bardin, 2010). A predominância de profissionais era do sexo feminino, com idades que variaram entre 23 e 60 anos, em sua maioria, casados. Quatorze sujeitos apresentavam formação profissional a nível lato sensu e dois a nível scrito sensu mestrado. A maior parcela residia no município onde atuam, 31 deles tinham a carga horária de 40 horas semanais e o tempo de trabalho variou de um a treze anos e os profissionais concursados prevaleceram. Pode-se perceber que as principais melhorias na organização do trabalho e do serviço dizem respeito a realização mais efetiva e cotidiana de registros, como os de número de atendimentos prestados, de usuários e reuniões de equipe. Nas reuniões, tornaram-se mais presentes e discutidos os temas sobre a organização do serviço, qualidade da assistência prestada e metas a serem alcançadas. Por outro lado, evidenciou-se que há desconhecimento por parte de alguns profissionais a respeito do programa e benefícios que o mesmo pode trazer para a unidade, fazendo, com que alguns enfermeiros julgassem o programa como ruim ou desnecessário. É possível concluir que com relação à influência do programa na assistência à saúde, observaram-se mudanças na organização e qualidade do atendimento oferecido aos usuários. A partir do PMAQ-AB os profissionais podem refletir e idealizar o seu fazer, organizando sua rotina de trabalho de forma a qualificar suas ações, sob o enfoque da integralidade, oferecendo um melhor acolhimento e atendimento à população. É necessário ressaltar também, a importância da comunicação entre os profissionais para um melhor entendimento do que se passa dentro da unidade.
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