FRAGMENTO DE MIDIATIZAÇÃO DE UM FIM ANUNCIADO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a articulação produção / recepção a partir das notícias e dos comentários que envolvem o anúncio do encerramento do Programa do Jô depois de 28 anos no ar em duas emissoras, SBT (1988-1999) e Rede Globo (2000-2016), com formato próprio de talk show. Esse acontecimento se desenvolve ao longo do tempo segundo processos nos quais, antes mesmo do anúncio formal do encerramento, haviam especulações sobre o fim do programa alimentadas, sobretudo, a partir de uma entrevista realizada por Jô Soares com a ex-presidente Dilma Rousseff em junho de 2015 na biblioteca do Palácio da Alvorada, fora do setting midiático. O anúncio se materializa somente em março de 2016 pela imprensa, quando são dadas justificativas para o encerramento: evitar o desgaste do formato do programa que já vinha apresentando queda de audiência. Nesse momento a imprensa analisa a nova fase dos talk shows, programas são colocados na grade de programação como testes para averiguar a boa receptividade de um formato “mais show do que talk”. Nossa análise sobre este acontecimento em processo se dá naquilo que chamamos de “zona de contato”, ou seja, o espaço de interação entre produtores e receptores, interação que pode ser embate de sentidos, negociação de sentidos, etc. Focamos no nível de contato dentro dos sites do sistema de produção, em que estes condicionam o acesso dos receptores. Existem outros que serão aludidos na apresentação oral de forma breve. Anunciamos em nossa análise que a interação é orientada pelo sistema de produção. É deste âmbito que vêm os estímulos para a participação dos receptores - na forma de comentários. Também é o lugar de fala da “palavra final” da construção enunciativa que se desenvolve em processo de circulação. Temos aí, portanto, quatro conceitos orientadores do trabalho: produção e recepção; zona de contato; e circulação. Nossa análise está constituída sobre quatro momentos:1) O anúncio do encerramento do programa feito pela imprensa. Matérias do G1, O Globo e FSP na íntegra nos sites e comentários (22/02/2016, 23/03/2016 e 23/02/2016, respectivamente); 2) O anúncio feito pelo apresentador no programa do dia 28 de março de 2016 (na íntegra pelo site da globoplay) e comentários. Com isso, estuda-se, a partir de marcas das notícias e falas da recepção, níveis de compreensão que o segundo âmbito se apropria das notícias e como reelabora o anúncio das notícias em relação às rotinas que caracterizam o programa. Segundo nossa hipótese, o encerramento do programa aponta para as manifestações de efeitos da sociedade em vias de midiatização. Será explicitado na apresentação oral o que entendemos por isso. Finalmente, notamos que as afetações de tecnologias transformadas em meios sobre o campo midiático não são longínquas nem abstratas: são materiais e se passam na própria rotina do mundo televisivo. O Programa do Jô valorizou o infoentretenimento através da interiorização da recepção no âmbito das mídias. Entendemos que seu fim enseja a emergência de processos interacionais que se estabelecem pela valorização específica do entretenimento. Ou seja, uma das marcas que apontam o funcionamento das novas narratividades do contexto da midiatização. Este tipo de análise que propomos ajuda a refinar olhares sobre a rotina da TV, especialmente o trabalho dos analistas diante de fenômenos que são mais complexos do que as crônicas apontam.
Apontamentos
- Não há apontamentos.