AS RELAÇÕES DE SENTIDO QUE ENVOLVEM A PALAVRA COISA

Bianca Stulp, Cristiane Dall COrtivo Lebler

Resumo


Em virtude de questionamentos provocados pela pesquisa desenvolvida por nós, no ano de 2016, propusemos um novo projeto buscando elucidar indagações envolvendo a palavra “coisa”, principalmente em relação à questão semântica. Mais uma vez, a observação do cotidiano instigou uma busca por respostas ao pluralismo de significado que é revelado pelas inúmeras ocorrências da palavra “coisa” em discursos. Seu uso estaria atrelado às condições de atualização semântica ou a um despreparo do locutor frente à busca de palavra com sentido mais regular? A pesquisa tem como objetivo geral analisar as relações de sentido que envolvem a palavra “coisa” quando contextualizada em discursos. Os objetivos específicos são identificar o sentido adquirido pela palavra “coisa” em situações discursivas diversas; investigar as relações de sentido que a envolvem; analisar se há processos de referenciação relacionados a ela; identificar discursos que favorecem o uso da palavra “coisa” e apontar se o seu uso é estigmatizado socialmente. Nosso estudo busca investigar as palavras, pois são elas os elementos básicos que usamos para formar enunciados. Essa investigação baseia-se, principalmente, nas noções estabelecidas por Oswald Ducrot e, atualmente, desenvolvidas por Marion Carel. Os autores desenvolveram a Teoria da Argumentação na Língua (ANL), que postula a construção do sentido na e pela língua, sendo esse sentido argumentativo. Ou seja, é a partir das relações estabelecidas no discurso que as palavras adquirem sentido. O uso é o responsável pela construção do sentido, pois, segundo a ANL, a mesma palavra pode não ter o mesmo sentido em discursos diferentes. É importante salientar que, para Ducrot, o que interessa é o sentido que se depreende do enunciado e não as condições externas de sua produção. A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, ou seja, o método de estudo leva em conta a pesquisa de corpus relevante e selecionado especialmente para tal fim. A seleção dos discursos para análise decorre de materiais impressos, tais como, jornais, revistas, livros, e também de publicações eletrônicas. Além disso, a realização de entrevistas com vistas à investigação de estigma relacionado ao uso da palavra “coisa” em diferentes contextos integra o método de pesquisa. Estudos teóricos e o questionário oferecem condições para a investigação dos objetivos. Em hipótese, prevemos uma diversidade de sentidos em contextos discursivos diversos, bem como esperamos elucidar questões de referenciação dentro do texto. A utilização da palavra “coisa” em discursos escritos parece não estar atrelada à falta de opções de substituição semântica, pois observações preliminares dão conta de que há intencionalidade na sua escolha devido ao planejamento necessário ao registro. Diferentemente do que ocorre no discurso escrito, o discurso oral é marcado pela instantaneidade e necessidade de rapidez na escolha das palavras.  A pesquisa está em andamento, estando no momento concentrada na busca de materiais e no estudo teórico. Esperamos que a nossa pesquisa alcance um nível de análise satisfatório no intuito de estabelecer relações coerentes do ponto de vista analítico-teórico. Os apontamentos a respeito de estigmatização social ainda dependem da aplicação da entrevista.


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