THE AFFAIR: PONTOS DE VISTA SOBRE O REAL
Resumo
A pesquisa investiga como a narrativa audiovisual contemporânea se estrutura no contexto da hipertelevisão, buscando atentar especialmente para os elementos autenticadores do real ali apresentados, afim de mobilizar a audiência para o consumo nas plataformas de conteúdo. Parte-se da ideia de que os portais de conteúdo estabelecem novas práticas e demandas na relação com seus usuários, exigindo uma protagonismo e envolvimento maior nas formas de interação ao poder eleger o que assistir, quantas vezes e de que modo. Ou seja, para engajar esta audiência neste consumo mais ativo, as narrativas audiovisuais – neste caso especificamente tratando-se das séries televisivas – lançam mão de oferta de estratégias que busquem seduzir ao ofertarem o sentido de “um real mais real do que real”. Parte-se, para tanto, da concepção da estética realista contemporânea que, ao marcar-se pela redução dos artifícios, nos moldes propostos por Jaguaribe com a proposição do “choque do real (2007), de Zizek, do real como esvaziamento e reação aos excessos da virtualização (2002) e de Figueiredo (2010), como forma de trazer o cotidiano e ordinário enquanto valor atual. Para evidenciar estas questões, o trabalho utiliza como amostra empírica a série “The Affair”, de 2014, criada por Sarah Treem e Hagai Levi, disponível no Portal Netflix, que utiliza como estratégia autenticadora de real a oferta da mesma história a partir dos pontos de vista de diferentes personagens para problematizar assim a impossibilidade de acesso pleno à verdade como constituinte da própria “verdade”. Assim, a série trata de uma história baseada no tema sempre complexo da traição amorosa, contada de forma distinta pelos envolvidos. Num primeiro momento, as versões apresentadas são, ora de um dos amantes e ora do outro, com perspectivas ligeiramente diversas sobre quem decide pela traição. Num segundo momento, somam-se a estes os seus companheiros. Por essa razão, metodologicamente serão analisados 1) um episódio da primeira temporada, em que são apresentadas as versões dos dois protagonistas e, 2) dois episódios da segunda temporada, em que são apresentadas também as versões dos demais personagens. A discussão sobre as representações do real enquanto estética atual integra as pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto “Narrativas Audiovisuais e hipertelevisão”, coordenado pela professora Fabiana Piccinin, vinculado ao Grupo de Pesquisa GENALIM, Grupo de Estudos sobre Narrativas Literárias e Midiáticas, do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Unisc.
Apontamentos
- Não há apontamentos.