EDUCAÇÃO, TRABALHO E ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIC- ENSINO MÉDIO NA UNIVERSIDADE
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar as experiências de uma estudante de Ensino Médio em atividades na universidade, através da bolsa PIBIC-EM CNPq, mediante a seguinte questão: em quais eixos a experiência como bolsista se desenvolveu e como é percebida e narrada? Metodologicamente, a questão foi respondida a partir da escrita e análise de um relato pessoal reflexivo realizado pela bolsista. O relato permitiu identificar que os principais eixos desenvolvidos dentro do grupo de pesquisa foram: formação à iniciação científica; leituras e organização de dados de pesquisa, e interação com mestrandos, doutorandos e professores em reuniões e seminários. Em relação à iniciação científica, esta ocorreu nos espaços dos encontros semanais e nas capacitações realizadas na biblioteca da universidade, com atividades de formação teórico-metodológica sobre introdução à pesquisa científica, a escrita e normas da ABNT. Neste eixo, destaca-se que foram trinta encontros semanais, sendo vinte e dois destinados às reuniões do grupo de pesquisa, juntamente com o orientador/coordenador e oito quintas-feiras dedicadas a participação nas reuniões de trabalho coletivo e de Seminário de Orientação da linha de pesquisa, nos quais eram proporcionados momentos de reflexão e desenvolvimento de diferentes trabalhos. Nesses espaços, além das importantes reflexões realizadas, compartilhamos vivências e trocamos ideias através das orientações coletivas, estudos de textos e seminários. A vivência nesses espaços foi considerada de extrema importância para a evolução pessoal, uma vez que possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico. A participação em capacitações direcionadas aos bolsistas de iniciação científica durante o ano também foram consideradas importantes, pois através delas se conheceu como encontrar referências do tema de pesquisa do grupo em plataformas e periódicos. Em relação às atividades de leituras e organização de dados, foram realizados exercício de revisão de literatura, digitação e organização do material bibliográfico da investigação. Por fim, a interação com mestrandos, doutorandos e professores em reuniões e seminários oportunizou constante estímulo à pesquisa e leituras relacionadas com a área de estudo. Assim, concluiu-se que a experiência como bolsista PIBIC-EM desenvolveu e ampliou conhecimentos e aprendizagens vinculadas à educação; também aprimorou a prática da oratória, pois a timidez era vencida na medida em que os encontros coletivos na universidade exigiam participação e apresentação de forma oral. Em síntese, a experiência permitiu pensar sobre técnicas essenciais para um bom desempenho no futuro segmento profissional e/ou acadêmico.
Apontamentos
- Não há apontamentos.