EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NA AMÉRICA LATINA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED).

Marieli Elena Muller, Eduarda Thaís dos Santos, Amanda Assis de Oliveira, Éder da Silva Silveira

Resumo


Este trabalho está vinculado à pesquisa “Narrativas sobre políticas e experiências de Ensino Médio de Tempo Integral na América Latina”, em desenvolvimento no grupo de pesquisa “História, Memórias e Narrativas em Educação”, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O objetivo do mesmo é realizar um mapeamento dos últimos 10 anos de encontros do eixo História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) a nível nacional e um encontro da ANPED Regional Sul ocorrido em 2016 sobre o Ensino Médio de Tempo Integral no Brasil e América Latina. Sendo que o GT da história da educação foi estabelecido no ano de 1981, em que tinha como objetivo trocar ideias, informações, opiniões, observações, referências e resultados sobre  pesquisas realizadas de determinado estudo, o qual será feito neste trabalho e na apresentação oral, em que é de fundamental importância para o acesso ao aprendizado adquirido nos grupos de pesquisas das instituições acadêmicas. Metodologicamente, foram analisados oito encontros do eixo da ANPED nacional entre os anos de 2007 e 2017. A partir de 2015 o encontro tornou-se bianual e os anais do evento de 2010 encontrava-se indisponível na internet no momento da pesquisa. Realizamos a leitura de cada um dos resumos dos trabalhos, e selecionamos, eventualmente o trabalho completo, e analisamos se os mesmos poderiam se encaixar em uma das seguintes categorias: a) experiências ou propostas de reforma curricular do Ensino Médio no Brasil e América Latina; b) experiências ou propostas de Ensino de tempo Integral no Brasil e América Latina, e c) experiências ou propostas de Ensino (de tempo) integral no Brasil e América Latina apenas para o Ensino Médio. Entende-se aqui que um Ensino de Tempo Integral não é sinônimo de um Ensino Integral. O Plano Nacional de Educação (PNE) tem como uma das suas metas que até 2024 metade das escolas públicas devam oferecer ensino em tempo integral. Para tanto, é necessário que as escolas ofereçam uma jornada de sete horas diárias com práticas pedagógicas. Do total de 111 trabalhos encontrados, analisados no eixo História da Educação da ANPED nacional, apenas 10 tratam sobre experiências ou propostas de reforma curricular do Ensino Médio no Brasil e América Latina, um total de 9% dos trabalhos analisados.  Nenhum deles trata do tema específico do ensino de Tempo Integral, ainda que tenham abordado experiências ou propostas de reforma curricular. Os trabalhos encontrados sobre essas reformas tratam de reformas antigas, principalmente do período do governo Getúlio Vargas e da Ditadura Militar brasileira. Por sua vez, a ANPED Sul de 2016 possui 40 trabalhos, tendo apenas três estudos que tratam sobre o tema, um percentual de 7,5 % dos mesmos. Conclui-se que existem pouquíssimas produções sobre Ensino Médio de Tempo Integral ou mesmo reformas curriculares no campo da História Educação na ANPED, o que endossa a importância da investigação realizada em nosso Grupo de Pesquisa.



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