PROCESSOS DE MELHORIA NA REVISTA REFLEXÃO E AÇÃO: FOCO NOS INDEXADORES E QUALIS
Resumo
O presente resumo tem como objetivo apresentar o processo de trabalho de melhorias que vêm se efetuando na Reflexão e Ação, especialmente nos anos de 2017 e 2018, com foco no atendimento de critérios de indexação e nos critérios de avaliação Qualis Periódicos Capes, da área da Educação. O referido periódico está vinculado ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Sua publicação é quadrimestral. A Reflexão e Ação possui estrato B1 no Qualis-Educação/CAPES e A2 no Qualis-Ensino/CAPES, correspondente ao quadriênio 2013-2016. A revista participa do Fórum de Editores da Área da Educação (FEPAE), que é um espaço aberto e permanente de intercâmbio, cooperação e discussão entre editores/as de periódicos para promover melhorias nas políticas de publicação na educação. Para tanto, além de interações em grupo de e-mail nacional e regional, são promovidos encontros periódicos. Atualmente, a equipe editorial é formada por cinco integrantes, sendo Cheron Zanini Moretti e Moacir Fernando Viegas editores gerentes, Camilo Darsie de Souza e Betina Hillesheim editores associados, Cristiane Corneli bolsista editora de layout. A revista está indexada em 06 Diretórios, sendo eles: DOAJ, Diadorim, Edubase, Educ@, Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa – IRESIE, Latindex; nas Bases de Dados: Educa e Sumário e pelos Catálogos: Portal de Periódicos da Capes, Sumários.org, Bibliografia Brasileira de Educação – INEP/MEC, Catálogo Coletivo Nacional - CCN . Recentemente, iniciou-se um trabalho de revisão dos critérios de indexação e de alimentação de dados para a manutenção da Revista em cada um deles. Além disso, o foco de trabalho está dirigido ao atendimento dos critérios da Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc). Com esse intuito, houve uma reformulação significativa nas diretrizes para submissão de trabalhos científicos destinada aos autores e autoras, que implicou em uma mudança quanto ao processo de recebimento, aceite inicial de manuscritos, ou não. Além disso, para que a revista corresponda aos critérios exigidos pela Redalyc, adotou-se medidas de estudo e pesquisa coletiva entre os/as editores/as gerentes e a bolsista, com apoio da Edunisc/Revistas On-line - SEER. Partindo desse movimento, houve alterações relacionadas ao sistema de avaliação, passando-se a considerar e a selecionar avaliadores e avaliadoras ah doc com titulação mínima de doutor/a, assim como buscar aproximar o número de artigos publicados por edição àquele recomendado pelo Scielo para a área de Humanas, que é de 35 artigos ao ano. Também houve a realização de trabalho significativo na reformulação do Layout da revista, facilitando a identificação das informações gerais e específicas do processo. Uma peculiaridade de nossas edições tem sido o atendimento da exigência da diversidade institucional por publicação, fomentando a submissão de artigos de instituições estrangeiras e de autores e autoras estrangeiros/as, bem como em inglês e espanhol. Por fim, salientamos que possuímos como desafios alimentar o Google Acadêmico com os artigos da revista para índice H, bem como antecipar o calendário de publicações, adequando a finalização da avaliação por pares ao período inicial do quadrimestre.
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