REPENSANDO A INTERFACE USUÁRIO-SISTEMA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BASEADO EM CONHECIMENTO

Danielli Cossul, Brunno José Fagundes, Rejane Frozza

Resumo


O modelo de ensino não presencial, suportado de forma elementar pelas tecnologias da informação, vem se tornando uma prática cada vez mais utilizada na educação, principalmente no que se refere à educação a distância. Neste contexto, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvido para tomar decisões baseadas em conhecimento, disponibiliza aos seus usuários conteúdos e recursos multimídias de acordo com o seu estilo de aprendizagem. O estudante usufrui de um espaço virtual que permite a interação com diferentes recursos didáticos, juntamente com tutores e colegas, com o intuito de construir o seu conhecimento, independentemente de sua localização geográfica. A fim de sofisticar ainda mais esta plataforma pedagógica, objetiva-se com este trabalho responder ao seguinte problema de pesquisa: a aplicabilidade do software FaceReader e do dispositivo Eye Tracker em um AVA, é viável enquanto ferramentas que conduzem para a otimização da interface usuário-sistema? O software FaceReader realiza a análise da captura de imagens do usuário e as identifica em sete emoções: tristeza, raiva, surpresa, medo, nojo, desprezo e alegria. O Eye Tracker analisa onde o usuário está focando sua visão e gera, por exemplo, um mapa de calor dos locais onde o usuário concentrou por maior ou menor tempo sua visão (heat map) ou ainda qual o caminho que ele percorreu dentro do conteúdo apresentado (Scan Path). É possível, com o auxílio destas ferramentas, aferir as preferências individuais relatadas por cada estudante, sobre a sua forma preferida para estudar, comparando-a com a sua real observação e realização de atividades durante o estudo. Desta forma, acredita-se na produção e geração de conteúdo adequado para cada estilo, a fim de favorecer a formação do conhecimento. Como estratégia metodológica para concretizar este trabalho, foi adotada a Revisão Sistemática da Literatura, fundamentada através do método PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews, que fornece de forma autêntica informações sobre lacunas do conhecimento científico e esforços de pesquisas nas mais diversas áreas temáticas. A coleta dos dados ocorreu a partir de uma busca bibliométrica, definida como primeira etapa, nas bases de dados Scielo, Web of Science e Scopus, mediante acesso do portal de periódicos CAPES, buscando quantificar e descrever estatisticamente o processo histórico da produção científica durante os últimos dez anos (2007-2017). Os termos de busca utilizados foram “Face Reader”, “Eye Tracker”, “Learning Style” e “Virtual Learning Environment”. Os dados coletados foram tratados no software de análise bibliométrica SciMat, o qual foi escolhido para executar a análise dos dados, delineando as diferentes áreas de pesquisa, autores e trabalhos relacionados à busca. Esta análise detalhada dos dados pode ser compreendida também como metanálise, que contempla a segunda etapa desta pesquisa e que se encontra em andamento. Apresenta-se como resultado parcial um conjunto de 549 artigos, nos idiomas português, inglês e espanhol, coletados a partir das buscas nas bases de dados, os quais passarão por uma triagem e seleção pelos critérios de elegibilidade, onde terão suas duplicatas e artigos fora da temática removidos, a fim de utilizar metadados fidedignos.

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