AVALIAÇÃO DA FERRAMENTA IDEIAWARE: AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
Com os avanços da tecnologia, várias mudanças ocorreram tanto no uso popular dessas tecnologias, quanto no modo de pensar em como utilizá-las adequadamente para o desenvolvimento de pesquisas. Neste contexto, foi idealizado e criado o Laboratório Interativo de Criatividade (LIC) na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com o propósito de incentivar capacidades dos colaboradores das organizações parceiras do Parque Científico e Tecnológico da UNISC (TECNOUNISC) bem como outras empresas interessadas nestas pesquisas. Como uma de suas metas, o projeto do qual este trabalho faz parte prevê o aprimoramento e o contínuo desenvolvimento da aplicação (Ambiente Computacional) para incentivar a criatividade e inovação, intitulado IdeiaWare. Este trabalho integra o projeto intitulado Ambiente Computacional para Promover a Criatividade e a Inovação nas Organizações (Apoio à Indústria Criativa do Rio Grande do Sul – Edital de Chamada Pública DCIT Nº 03/ 2015) que envolve professores, estudantes e bolsistas do Departamento de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da UNISC. A Ferramenta IdeiaWare desenvolvida é composta por diversos módulos tais como módulo colaborativo, storytelling, caixa de ferramentas e módulo de retenção do conhecimento. O módulo colaborativo é um espaço virtual dedicado aos colaboradores (usuários da ferramenta) para que esses possam discutir e trabalhar, de forma colaborativa, na concepção e aprimoramento de ideias de produtos ou serviços. O módulo storytelling (ato de contar histórias) permite o desenvolvimento da ideia elaborada de forma colaborativa em uma história com o uso de recursos gráficos (imagens, cores, formas, desenhos livres). O módulo caixa de ferramentas possui duas ferramentas do Design Thinking, Persona e Point of View, que colocam os criadores da ideia a pensarem sobre o público-alvo, suas dificuldades, interesses e visões sobre a ideia gerada. O módulo de retenção de conhecimento armazena todo conhecimento gerado nos módulos anteriores e permite acesso a gestores para visualizarem todo processo desenvolvido pelos colaboradores da organização. Essa ferramenta foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação JSP (JavaServer Pages) e JavaScript, com o sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL e os frameworks Hibernate, Konva e Materialize. A atual etapa do projeto refere-se à avaliação da Ferramenta, referentes aos aspectos de usabilidade e funcionalidades. Uma sessão de validação foi realizada em uma turma de trinta e oito estudantes da graduação de Engenharia de Produção da UNISC. A partir dessa sessão inicial de avaliação, os estudantes trabalharam em todos os módulos da Ferramenta e ressaltaram aspectos positivos e melhorias a serem desenvolvidas. Entre as melhorias indicadas estão a de tornar a área de colaboração de ideias mais responsiva, em relação à troca de mensagens entre os colaboradores, e organizar os itens associados aos recursos do módulo de storytelling. Como próxima etapa, ajustes serão feitos na Ferramenta e novas sessões de avaliação realizadas com colaboradores de Empresas do TECNOUNISC.
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