Políticas Editoriais

Políticas de Seção

Arte, infância e educação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Políticas públicas e educação

Linguagem, educação matemática e tecnologias

Identidade e diferença

Currículo e formação de professores

APRESENTAÇÃO

Arte, Cultura e Infância

Grupo de Estudos em torno de debates e problematizações que emergem das relações entre arte, cultura e infância na educação. Ênfase nos processos educativos interculturais, nas dimensões política, histórica, ética, estética e poética dos movimentos sociais, organizações cooperativas e comunitárias, no protagonismo das crianças e da docência, a partir da perspectiva de uma educação complexa e biocêntrica pautada na formação de vínculos lúdicos nos processos de aprender a pluralidade da convivência no mundo comum.

Educação, Neurociência e Complexidade

Grupo de Estudos que pesquisa a emergência inseparável do conhecer e do subjetivar-se numa perspectiva de complexidade. Neste sentido, coloca como eixo os estudos das neurociências para fazer o rompimento com a atitude metafísica que ainda permeia as práticas educativas destacando a circularidade conhecer –viver, viver-conhecer e, portanto, mostrando o conhecer como o “viver em ato” com todas as implicações ontogênicas, epistêmicas e neurofisiológicas que isso significa.

Linguagem, Mídia e Tecnologias

rupo de estudos que se dedica a estudar e debater questões que envolvem a educação e os processos de ensino e de aprendizagem que ocorrem hoje sob forte influência das novas tecnologias e passam pelas concepções e usos das próprias TIC e da comunicação e linguagem. Assim, falamos da velocidade, hiperconectividade, portabilidade, etc como aspectos da cultura atual, problematizando o consumo, a apropriação, os usos, as mediações, a aprendizagem e o imaginário pela presença/ausência das TIC no cotidiano de crianças, jovens e adultos no contexto da educação.

Memórias, Trajetórias e Experiência na Educação

Grupo de Estudos sobre as relações entre memória, trajetória e experiência na educação. Ênfase nas práticas sociais educativas formais e não formais, nos processos políticos, históricos e de gestão da educação nas organizações, na formação e no trabalho docente, nos movimentos sociais e populares, de mulheres e do feminismo, nas perspectivas da emancipação humana e das relações entre trabalho e educação.

Pesquisa e Educação Básica

Investigações que estudam tópicos específicos de educação básica, considerando relatos de experiências práticas da docência, da pesquisa e das ações sociais - extensão. Consideram-se contribuições importantes os estudos teóricos e relatos de experiência que tratam da formação continuada de professores, da aprendizagem escolar e da produção e socialização de saberes. Envolve, ainda, debates a respeito das relações universidade-comunidade-escola, bem como a pesquisa e produção teórica e didática com agentes educacionais das diferentes redes de ensino.

Políticas de Inclusão e Formação de Professores

Inclusão tornou-se um termo onipresente nas políticas educacionais contemporâneas, constituindo formas de ver, pensar e viver. Pode-se dizer que se vive numa sociedade inclusiva, desde que se entenda a inclusão em sua estreita relação com a exclusão. Nesse sentido, a formação docente também é permeada pela necessidade de incluir. Entende-se inclusão como um dispositivo político ou mesmo político-educacional que atua em processos de normalização, construindo modos de subjetivação. É corrente a ideia de que as políticas de inclusão sejam a solução para os problemas relacionados à diversidade, ou seja, com processos cada vez mais amplos de inclusão na educação, por exemplo, se amplia consideravelmente a possibilidade de uma “educação para todos”. Contudo, é preciso problematizar as relações entre inclusão e diversidade, e marcar suas fronteiras em ralação à diferença. Os processos de inclusão estão relacionados à norma, operando por classificação e normalização, o que nos leva a entender que necessariamente produzem, também, a exclusão. São processos de in/exclusão. O Grupo de Estudos (GP6) Políticas de inclusão e formação de professores propõe como problematização justamente o tensionamento da ideia de in/exclusão e suas relações com a diversidade.

Políticas Públicas e Educação

Esse Grupo de Estudos oferece ênfase aos estudos desenvolvidos no campo das políticas públicas, compreendendo desafios e perspectivas para a educação para o tempo presente. Busca-se compreender as influências dos organismos internacionais e nacionais para elaboração de políticas, bem como na re-organização do trabalho docente. Além disso, problematiza as reformas na educação no contexto de globalização.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.