Os Jetsons vão à escola: Tecnologia e Estratégias de Intervenção da Coordenação Pedagógica na Formação Continuada de Professores de Adolescentes
Resumo
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. Porém, cada vez é maior o número de adolescentes desconectados do sentido de tudo aquilo que a escola lhes oportuniza. Considerando que a função primordial da Coordenação Pedagógica é a gestão do pedagógico da escola, o objetivo proposto para o presente trabalho foi investigar e apresentar possibilidades de intervenção da Coordenação Pedagógica na formação continuada de professores para, através da utilização de recursos tecnológicos, buscar uma aprendizagem significativa dos adolescentes. A pesquisa teve como proposta central o procedimento da pesquisa-ação. Para sua realização, contou com a participação de três coordenadores pedagógicos e doze professores de três instituições de ensino, das redes estadual, municipal e privada. O confronto entre os relatos de coordenadores pedagógicos e de professores permitiu constatar que existem diferentes concepções sobre o que é tecnologia, bem como distintas formas de perceber a inserção dos recursos tecnológicos no contexto escolar. Essa pesquisa evidencia que, ao lado do uso de novas tecnologias, práticas tradicionais também têm espaço e podem ser exploradas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.