A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: DESAFIO NO CURRÍCULO ESCOLAR QUILOMBOLA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Mariele Ferreira Leal, Débora Ortiz de Leão

Resumo


Este texto é um recorte do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia Licenciatura plena da UFSM. O interesse desta temática advém da inserção e envolvimento em um projeto de pesquisa e das reflexões sobre as experiências vivenciadas nas práticas educativas durante o período de escolarização. Importa considerar que, a construção da identidade negra é um processo dinâmico, pois ela está sempre se constituindo a partir, dos fatores históricos, linguísticos, psicológicos, e das relações que o sujeito estabelece com seu semelhante e com o outro diferente de si. Buscou-se, como objetivo principal, investigar a relação das práticas educativas da modalidade da Educação Quilombola na construção da identidade negra dos estudantes. Como objetivos específicos se propuseram: analisar práticas educativas articuladas à modalidade de Educação Escolar Quilombola e evidenciar aspectos da construção da identidade negra no cotidiano dos estudantes. Em função desses objetivos questionou-se que relações às práticas educativas de Educação Escolar Quilombola tem na construção da identidade negra dos estudantes. O trabalho ancorou-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados se configurou por meio de observações e anotações. De posse dos dados fez se uma análise de conteúdo. Constatamos que existem práticas que contribuam para a construção da identidade negra dos alunos, porém estas ainda são restritas a datas comemorativas. Assim, há um longo caminho a ser percorrido pelos professores, em suas práticas educativas e nos currículos escolares para que possamos melhor contribuir com uma construção positiva da identidade negra.

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