CINEMA NA ESCOLA: PARA ALÉM DA TÉCNICA, UM SENTIDO

Claudia Eliza de Campos Nunes

Resumo


INTRODUÇÃO:A parceria institucional entre a Escola Municipal de Ensino
Fundamental Francisca Weinmann e o Grupo de Estudos e Pesquisas, em Educação e
Imaginário Social da Universidade Federal de Santa Maria tem como encontro
desenvolver o projeto “Cinema na Escola: processo e produto”. A iniciativa ocorreu a
fim de ingresso em assuntos aprofundados para enriquecer o círculo de criação,
imaginário e aprendizagem a partir de investigações, pesquisas, discussões, práticas
com a intenção de proporcionar o aporte necessário no que diz respeito a discutir e
potencializar o criar, produzir e viver o cinema como um processo de aprendizagem na
escola e para a vida. Fresquet, (2012) observa a o cinema, como possibilidade do
conhecimento de nós mesmos e do mundo, permitindo o conhecimento de si para
constituir um cinema que a ser criador de vida. METODOLOGIA: O projeto abrange
alunos desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. É desenvolvido
uma vez por semana, no turno inverso, oportuniza a inclusão no universo digital,
provocando ao uso de programas de edição de texto, trilha sonora, criação de roteiros,
utiliza máquinas fotográficas, filmadoras, aparelhos de áudio, computadores e celulares.
O filme assistido ou produzido, “não transmite uma experiência, é a própria
experiência”, segundo Migliorin (2014). PRINCIPAIS RESULTADOS: A proposta de
trabalhar o cinema na escola é de também constituir o contato com a arte, a educação, a
cultura e o imaginário, com a possibilidade de produzir filmes a fim de organizar um
conhecimento referente à linguagem cinematográfica e o exercício do imaginário.
CONCLUSÕES: Promove o encontro dos alunos no espaço escolar, com o cinema
enquanto arte, o criar, o imaginar, o aprender, o reaprender, promove a união do grupo,
permitindo a socialização entre os pares.

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