A (RE)PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À LEITURA

Bruna de Cássia Pereira dos Santos

Resumo


Este trabalho visa relatar as experiências vivenciadas durante a (re)produção de histórias infantis realizada pelas alunas do terceiro ano do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Menna Barreto, da cidade de São Gabriel-RS. Essa atividade de produção textual vem sendo desenvolvida desde o ano de 2014 como parte integrante do projeto (RE)LEITURAS: novas perspectivas metodológicas de incentivo à leitura, realizado de forma interdisciplinar nas disciplinas de literatura e língua portuguesa durante os três anos do Curso Normal desde 2013. Tendo em vista o aparato teórico e o processo reflexivo estimulado durante os dois primeiros anos do referido Curso, essa etapa dedicou-se à criação de histórias infantis adequadas ao contexto atual no intuito de abordar os temas transversais e os valores necessários à formação de um sujeito crítico e ciente do seu papel enquanto ser social. Dessa forma, após análise crítica dos contos que até hoje permeiam o imaginário infantil e fazem parte do cotidiano das crianças e, com base no suporte teórico de Dionisio (2003), Freire (1994), Kleiman (1999), Koch (2002) e PCNs, foi possível elencar os temas que serviriam como pano de fundo para as histórias a serem criadas. Posteriormente, selecionou-se os gêneros literários a serem produzidos: fábulas e contos de fadas. Esse processo teve início com a turma dividida em duplas, cada uma com um tema motivador para nortear a produção textual. Concluídas as produções, passou-se à confecção dos livros infantis. Nessa etapa, a turma dividiu-se em dois grandes grupos  o das fábulas e o dos contos de fadas  e selecionou os recursos imagéticos e estéticos a serem usados como meios para estimular a curiosidade do público-alvo a ser atingido: os alunos de Educação Infantil e anos iniciais de nossa escola. A partir disso, realizou-se Hora do Conto com o auxílio de outros recursos para contar suas próprias histórias nas salas de aula. A culminância de tal projeto ocorreu através da encenação de uma história de cada gênero durante a semana da criança, no mês de outubro. Os livros confeccionados ficaram disponíveis no acervo pedagógico da Sala de Estágio e serviram de exemplo e estímulo para as produções posteriores.

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