A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO SOBRE PERCEPÇÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

José Francisco Zavaglia Marques

Resumo


O projeto do rio Jacuí é desenvolvido em um Colégio particular do município de Cachoeira do Sul, sendo que esta sendo realizadas pesquisas teóricas e atividades práticas sobre o rio em torno do município. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver de forma contextualizada o Ensino de Química do 2º ano do Ensino Médio integrando o projeto do rio Jacuí, com os conteúdos que serão desenvolvidos durante o primeiro trimestre do ano utilizando o método investigativo. O desenvolvimento da metodologia de investigação tem como um dos objetivos o papel da argumentação do ponto de vista conceitual e epistemológico relacionando dados, fatos, afirmações, justificativas, dúvidas e alternativas. Como diz Trivelato (2015), um estudante que saiba construir seus argumentos ao fazer afirmações ou declarações sobre fenômenos da natureza está aprendendo ciências. A aula foi dividida em quatro etapas, sendo a primeira etapa a análise de quatro imagens sobre o acidente de Mariana em Minas Gerais  MG, cada educando deveria preencher no quadro uma palavra que expressasse seu pensamento sobre as imagens. Na segunda etapa, realizada em dupla, os discentes responderam algumas perguntas relacionadas com o acidente de Mariana ocorridas no ano de 2015 no nosso país, com o rio da cidade, possibilitando diálogos entre os estudantes e entre os discentes e o professor para produção das respostas. Na terceira etapa foram retomadas as respostas dos grupos permitindo uma discussão em mesa redonda. Na quarta etapa, foi a partir de uma pergunta norteadora elaborada pelo docente O ser humano com o passar dos tempos está trabalhando para se cuidar mais? Os grupos construíram um texto com objetivo de relacionar todas as etapas já trabalhadas como forma de conclusão. As argumentações possibilitaram a construção de um trabalho com as expressões de diferentes posicionamentos. Dentro dos textos produzidos, apareceram fragmentos descrevendo o sistema cartesiano de Descartes, explicando a necessidade de separação do homem e da natureza, a qual só serve como meio de exploração para busca do crescimento econômico. O uso de frases em que provavelmente ouviram dos familiares mais antigos, tais como as pessoas eram mais saudáveis e menos sedentárias. A percepção de alguns grupos foi que a economia está diretamente ligada ao uso dos recursos naturais e o fato de estarmos caminhando para escassez e outros grupos estão cada vez mais com pensamento e atitudes individualistas.


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