A MÍDIA AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO DO HANDEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
Está evidente que hoje em dia a tecnologia se faz muito presente na sociedade em que vivemos e consequentemente nas salas de aula. Porém, muitos professores ainda não estão preparados ou não sabem como usá-la a seu favor em prol do conhecimento dos alunos. Assim sendo, diante de tantos recursos que estão a nossa disposição e à dos alunos, seria inaceitável se não tentássemos usufruir dessa ferramenta que está a nossa disposição. Diante de tal situação, esse trabalho objetiva-se em apresentar uma forma mais sofisticada e funcional, no âmbito da Educação Física escolar, através da mídia audiovisual, de analisar a melhor estratégia para o ensino do arremesso no Handebol, visando a aprendizagem dos alunos. Partindo desse pressuposto básico, este trabalho efetivou-se na Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão localizada no bairro Medianeira em Santa Maria, com o 1º ano do Ensino Médio, a turma 102, composta por 26 alunos. Para a realização desta pesquisa contou-se com 13 destes alunos, no qual foram divididos em dois grupos focais, sendo que para um dos grupos a explicação do arremesso era expositiva/verbal e para o outro era demonstrativa. Sendo assim, a ação pedagógica foi dividida em cinco encontros, na qual foram filmadas de forma a contemplar o arremesso dos alunos, com o intuito dos mesmos refletirem e compreenderem seu próprio movimento, destacando a importância de propor uma educação onde o aluno é o responsável pela sua aprendizagem. Assim, a partir da discussão crítica realizada no último encontro, os alunos relataram, após a análise dos vídeos, que houve diferença de execução e entendimento do arremesso em virtude da diferença de explicação que foi distinta por grupo. Desse modo, discutiu-se e apontou-se as principais dificuldades, erros, acertos, a importância das mídias nas aulas de Educação Física, as vantagens do uso desta ferramenta educacional e de sua contribuição para a aprendizagem do Handebol, mais especificamente do arremesso. Com isso, desenvolveu-se a partir deste trabalho a criticidade e a autonomia dos alunos oferecendo-lhes momentos de debates e exposição de ideias e opiniões.
Texto completo:
Trabalho completoApontamentos
- Não há apontamentos.