EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DO JORNAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Caroline Foggiato Ferreira

Resumo


O jornal surge como ferramenta pedagógica através de práticas de ensino realizadas durante a disciplina de Educação Física e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação do curso de Educação Física Licenciatura da UFSM. As ações foram realizadas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola na periferia de Santa Maria RS. Inicialmente identificamos o Skate e o Basquete de Rua presentes na vida dos jovens como identidade sociocultural. Nesta perspectiva, o jornal emerge como ferramenta pedagógica inovadora e dinâmica devido a sua interlocução com temas do cotidiano e a ligação na formação crítica. Com isso a EF no dever de socializar a cultura corporal produzida historicamente, encontra no jornal uma ferramenta concreta para o trato pedagógico com práticas corporais contemporâneas, como o Skate e o Basquete de Rua, e suas nuances culturais. À luz disto, nossa ação teve como objetivos debater o contexto do Skate e do Basquete de Rua; utilizar o jornal impresso e digital como ferramenta pedagógica na construção de um olhar crítico a cerca destas práticas e das mídias; e compreender como ocorre a elaboração de um jornal. A turma foi dividida em pequenos grupos conforme a modalidade e as funções para a produção de um jornal. Em seguida os alunos tiveram que pesquisar matérias em blogs e jornais digitais aspectos histórico-culturais e as regras das práticas corporais. A partir disso, ocorreu a mediação sobre aspectos como a difusão midiática destas práticas urbanas nos jornais, a precarização de espaços públicos para estas modalidades e a representação social que elas carregam. Assim o terceiro encontro foi destinado a criação das cartas dos leitores, preparação inicial das notícias, além do planejamento das práticas que cada grupo iria propor a turma. A quarta etapa destinou-se à criação das charges, realização da atividade prática referente ao Basquete de Rua e a finalização do jornal. A realização deste projeto evidenciou que a utilização do jornal enquanto ferramenta pedagógica surge como uma alternativa para a contextualização e significação de conhecimentos pertinentes à Educação Física. Para além disso observou-se que ainda há resistência em relação a tentativas nesta perspectiva, mas salientamos que a persistência e a experiência durante a formação inicial são o caminho para que possamos consolidar ideias inovadoras na educação como um todo.

Texto completo:

Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.