JORNAL ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA AÇÃO MIDIÁTICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Felipe Menezes Fagundes

Resumo


O seguinte relato de experiência apresenta as considerações do uso do jornal como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física do Ensino Médio, na Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão, objetivando contextualizar o significado e a influência das mídias no que diz respeito às atividades físicas e seu desenvolvimento na sociedade. Essa proposta é fruto da disciplina ¿Educação Física e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação¿, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Essa intervenção visou a aproximação de graduandos em relação ao uso das mídias no contexto escolar. Com isso, a ação pedagógica propôs a construção de um jornal que tematizasse alguma atividade que não tivesse sido abordada anteriormente nas aulas de Educação Física. Dessa forma, essa ação deu-se em sete etapas, as quais foram conhecimento da realidade escolar, escolha e pesquisa sobre a modalidade, organização e reunião editorial, produção do material, finalização e impressão do jornal, divulgação à comunidade escolar e discussão sobre a interlocução da tríade mídia-esporte-sociedade, contabilizando um total de cinco encontros. Tendo isso em vista, os alunos optaram pelo Basquete Street como eixo temático do jornal e, a partir disso, realizou-se a sistematização do jornal e uma reunião editorial, salientando o que e como seriam veiculados os conteúdos do jornal, discutindo o caráter ideológico que permeia os meios de comunicação. Em sequência, divididos em pequenos grupos, os alunos pesquisaram sobre o Basquete Street, evidenciando informações que os mesmos conceituassem como relevantes para o desenvolvimento do jornal em si. Dessa forma, os alunos dissertaram sobre o Basquete Street na construção do jornal, sob o auxílio dos graduandos, o qual foi diagramado, impresso e disponibilizado à escola. Por fim, discutiu-se como que as mídias estão inseridas na sociedade e quais são suas influências nas diversas esferas sociais, bem como a sua potencialidade como formadoras de opinião. Portanto, essa ação pedagógica possibilitou experienciar o uso das mídias como ferramentas pedagógicas, servindo como uma intervenção relevante para formação inicial, assim, evidenciando-se como um conteúdo estritamente necessário ao considerar-se a escola como de formadora de cidadãos reflexivos.

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