ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E REFLEXÕES

Caroline Foggiato Ferreira

Resumo


O estágio supervisionado se apresenta como uma experiência de aproximação com a realidade escolar durante a formação inicial de professores. Desta forma o presente relato traz considerações acerca do Estágio Supervisionado II no Curso de Educação Física Licenciatura da UFSM, no que diz respeito a prática docente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O Estágio foi realizado na Escola Rosa em Santa Maria  RS com uma turma de 8º ano, durante os dias 17 de Agosto a 14 de Dezembro de 2015. Localizada em uma comunidade carente com problemas sociais severos, a escola se torna uma alternativa de socialização, intercâmbio cultural e oportunidades para os estudantes. Com isso o período de observação da turma foi de extrema relevância por evidenciar que as aulas eram elaboradas predominantemente a partir do futsal e do voleibol, e que as relações entre os alunos eram bastante permeadas por xingamentos e seleção entre melhores e piores. Nesta perspectiva, a partir da Abordagem Crítico-Superadora, os objetivos do estágio foram desenvolver os valores dos (as) alunos (as) através de atividades esportivas adaptadas de vôlei e futsal, e dinâmicas em grupo, estabelecer discussões sobre as práticas corporais historicamente produzidas, contribuir para o aprendizado de elementos táticos e técnicos do futsal e vôlei. O planejamento era realizado com uma semana de antecedência e apresentado a professora da turma, que podia realizar alterações. Assim nos dias em que era possível ocupar a quadra da escola as aulas eram divididas em dois momentos, sendo o primeiro na sala de aula com discussões teóricas acerca do conteúdo principal, e o segundo momento prático com atividades que propunham aos alunos interagir de forma cooperativa e superar suas dificuldades motoras. Já nos dias de chuva as aulas eram realizadas na sala de informática ou na sala de aula através de pesquisa ou dinâmicas de grupo. Ao final do estágio evidenciaram-se questões a respeito da real integração entre as teorias vistas durante a graduação e a prática realizada na escola, tais como dificuldades e alternativas para esta interlocução. Além disso, foi possível obter através do estágio a percepção do quão desafiador e gratificante é o trabalho docente na realidade da educação pública.


Texto completo: Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.