O CURRÍCULO DESENVOLVIDO A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

Diego Lamb

Resumo


Tendo por princípios de docência acreditar e lutar por uma metodologia de trabalho que mobilize constantemente mudanças de paradigmas, à medida que contrapõe toda uma forma de ensino constituída e vigente por décadas, na qual o estudante era um mero espectador e receptor de conteúdos, apresenta-se esse relato de experiência. Processo concretizado e em contínuo desenvolvimento realizado no Colégio Marista Assunção, instituição de educação básica, na área de ciências humanas e relatado por professor de ensino religioso e filosofia dos anos finais do ensino fundamental a partir de um currículo compreendido com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências, através da proposição de situações-problemas. Ao longo do período previsto no planejamento pedagógico para o desenvolvimento de determinada situação-problema, os diversos componentes curriculares da área do conhecimento  ciências humanas nesse caso  sistematizam os diferentes conteúdos que possam aportar o estudante com subsídios para solucionar a problemática proposta. O estudante é instigado a progressivamente ir encontrando possibilidades de resolução aos problemas abordados e, na conclusão desse processo, a construir um produto final mobilizando as habilidades desenvolvidas. Esse último patamar amplia também o processo avaliativo, de um simples verificar de conceitos memorizados passa a empregabilidade de habilidades e competências desenvolvidas. A prática empregada pretende aproximar os objetos de estudo da realidade do estudante, tornando-os de fato significativos e emancipar o discente para a posição de protagonista do processo de aprendizagem. Essa metodologia inicia com uma contextualização frente ao meio social e cultural do estudante, seguido de análise e problematização da lista de conteúdos a serem abordados em cada componente e sua culminância na apresentação do produto final elaborado pelos estudantes, individual ou coletivamente. Assim, os conteúdos não perdem importância, mas deixam de ocupar o espaço de centralidade.


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