EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM: VALORIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL?

Silvester Franchi

Resumo


Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tornou-se a principal forma de ingresso no ensino superior, não sendo apenas para estudantes de ensino médio a possibilidade da realização da prova, a qual é destinada à entrada em universidades públicas (SISU) e particulares através do PROUNI ou do FIES. Desta forma, a ampliação do ENEM, tanto em representatividade como em relevância, torna-se pertinente analisar como está sendo tratados os conhecimentos exigidos a partir das provas realizadas. No presente trabalho temos como objetivo analisar como os conteúdos do componente curricular educação física está sendo abordado no ENEM. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa documental e como fonte de investigação as provas do ENEM aplicadas entre os anos 2008 e 2015, período o qual se averígua a presença sistemática de questões do componente curricular EF. A EF, dentro das áreas temáticas do ENEM, está situada na área Linguagens, Códigos e sua Tecnologias, considerando-se que a disciplina trata com a Linguagem e Expressão Corporal dos educandos. Foram identificadas 35 questões específicas de EF nas provas do ENEM, excluindo-se as questões consideradas como interpretação de texto, que não consideram a necessidade de o aluno ter entendimento dos conhecimentos específicos da EF. A partir da análise das questões, foram resultantes nove categorias, as quais são: habilidades específicas, estética e corpo, jogo, saúde e exercício físico, sentido cultural/geral as manifestações, esporte, dança, lutas e ginástica. A divisão de questões nas categorias evidenciou-se um contraste com a prática pedagógica relativa aos jogos esportivos coletivos, estes que são hegemônicos da EF escolar, apresentando apenas duas questões. Os conteúdos que apresentaram maior quantidade de questões foram dança, estética e corpo e saúde e exercício físico. O nível de conhecimentos necessários para a realização da prova foi bastante contextualizado culturalmente e com bom nível crítico. Assim, a partir das questões do ENEM, aponta-se para a ampliação de conhecimentos que devem ser apropriados pela EF escolar.


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