A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES MANIFESTADAS POR ALUNOS EM PARTIDAS DE VOLEIBOL

Raquel Valente De Oliveira

Resumo


Desde que nascemos manifestamos diversas emoções ao longo da vida. Essas manifestações emocionais, por sua vez, são suscitadas por acontecimentos, fases da vida ou por resposta a algum fato, sendo vividas constantemente. Dessa forma, Bisquerra (2000) organizou treze emoções em três categorias, sendo elas: positivas (alegria, humor, amor e felicidade), negativas (medo, ansiedade, ira, tristeza, desprezo e vergonha) e ambíguas (surpresa, esperança e compaixão). No que diz respeito as práticas motrizes da Educação Física, as emoções são suscitadas diferentemente em cada condição de jogo que é atribuída aos alunos, acarretando em distintas maneiras de agir frente a cada situação de jogo. O Voleibol, por sua vez, manifestando-se como conteúdo da Educação Física escolar, apresenta-se como um esporte dinâmico e contagiante por caracterizar-se como um jogo que eminentemente demanda de cooperação e oposição simultâneas. Assim, para este estudo, apresentamos a Praxiologia Motriz, também conhecida como Teoria da Ação Motriz, auxiliando-nos na investigação das práticas motrizes, sendo o Voleibol uma delas. Com isso, propõe-se caracterizar os tipos de emoções e sua intensidade manifestadas pelos alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria em partidas de Voleibol. Sendo assim, este trabalho contará com a participação voluntária de 34 estudantes desta escola, da cidade de Santa Maria, de uma turma de 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática. Para chegarmos aos referidos objetivos, será aplicada a escala de GES (Games and Emotion Scale), na qual trata-se de um questionário esquemático que busca clareza e agilidade nas respostas. Desse modo, a partir do entendimento acerca das emoções, objetiva-se auxiliar no processo de ensino/aprendizagem do Voleibol de forma a suprir as necessidades emocionais dos alunos. Ainda, pretende-se assessorar profissionais da área da Educação Física e afins, que trabalham, de modo geral, com as diferentes manifestações emocionais apresentadas. Além disso, almeja-se verificar se as emoções influenciam na conduta motriz dos alunos, ou seja, no modo particular e individual como cada jogador realiza as ações motrizes presentes no Voleibol ao longo do jogo.


Texto completo: Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.