PROFESSOR UNIDOCENTE E ENSINO DE MÚSICA: REFLEXÕES A PARTIR DE PESQUISAS DO FAPEM

Vanessa Weber

Resumo


A música tornou-se conteúdo curricular obrigatório nas escolas brasileiras de educação básica a partir da aprovação da Lei 11.769/08 (BRASIL, 2008). Além de discussões sobre a obrigatoriedade do conteúdo música nas escolas, a referida lei promoveu reflexões acerca do profissional que atuará com o ensino de música. Com a perspectiva dos pedagogos como os responsáveis pelo ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, vem à tona o papel deste professor no trabalho com a educação musical escolar e no cumprimento da Lei 11.769/08. Com o objetivo de compreender alguns dos aspectos relacionados ao envolvimento do professor unidocente com o ensino de música, realizamos uma revisão nas dissertações produzidas pelo grupo de pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, grupo que tem como um dos focos de investigação a formação e as práticas envolvendo o professor unidocente e o ensino de música. Através desta pesquisa, compreendida como um estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), encontramos alguns aspectos centrais na questão envolvendo o trabalho do professor unidocente com a música: 1) a formação musical ofertada durante a graduação não é percebida como suficiente; 2) os professores unidocentes não compreendem a relevância da área da música no contexto de escolarização; 3) muitos professores unidocentes não possuem o interesse em desenvolver atividades pedagógico-musicais em suas aulas. Além disso, as pesquisas mostram que estes professores não se sentem seguros para trabalhar com conteúdos musicais, ou seja, não possuem confiança em suas habilidades musicais e de que podem realizar um trabalho qualificado envolvendo os conhecimentos específicos da área. Assim, compreendemos a importância do estudo e aprofundamento destes aspectos, ao se pensar na formação musical nos cursos de Pedagogia e na prática profissional do professor unidocente.

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