TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SUDOESTE DO PARANÁ: POLÍTÍCAS PÚBLICAS E A PÓS-GRADUAÇÃO

Giovanna Pezarico, Marlise Rubin Oliveira, Maria de Lourdes Bernartt

Resumo


O artigo apresenta resultados de estudos ediscussões que abordam as questões do desenvolvimento e as relações da EducaçãoSuperior Brasileira, a partir de movimentos verificados na Região Sudoeste doParaná. Em termos mais específicos, tais estudos objetivaram a compreensão das trajetóriasda expansão da Educação Superior no contexto da Pós-Graduação (Stricto Sensu). Toma-se como lócus analítico a regiãoSudoeste do Paraná e as suas respectivas IES federais e estaduais, observando ocontexto da Educação Superior e os movimentos inerentes às políticas públicasno contexto brasileiro. A partir disso, expõe um breve panorama da expansão daEducação Superior pela via da Pós-Graduação, com dados coletados em documentosoficiais da CAPES, como os Documentos de Áreas e no Caderno deIndicadores.  A pesquisa abarcou 14programas de Pós-Graduação (Stricto-Sensu) implantados até o ano de 2014na região. Contudo, para que tais trajetórias possam ser discutidas comcoerência, as pesquisas exploratórias e documentais abarcam um recorte temporalque compreende os anos de 1960 a 2014. Assim, verifica-se em termos de sínteses,que tais movimentos em torno da expansão da Educação Superior, nesta região,processam-se, constituindo outro momento histórico singular, em termos deanálise - o resgate da atuação pública. É, pois, neste contexto, que se buscaaprofundar a discussão em torno dos movimentos da Educação Superior no Sudoestedo Paraná, em diálogo com as dinâmicas decorrentes para o desenvolvimentoregional.Palavras-chave:Políticas Públicas; Pós-Graduação; Educação Superior;Desenvolvimento Regional; Sudoeste do Paraná.

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ISSN 2447-4622