REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A DESTERRITORIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Rudimar Serpa de Abreu

Resumo


O objetivo desse estudo é refletirsobre as relações entre a concepção atual da Educação a Distância e areprodução do espaço, enquanto categoria histórica. O surgimento de modernastecnologias e de seu papel na assimilação do espaço conduz a uma reflexão sobrea sua contração e sua diminuição de significado e concepção, não raras vezesreduzindo-se a uma simples categoria do tempo. Essa temática se constitui emuma das partes do referencial teórico, acompanhada da proposta de pesquisaintitulada “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –novas territorialidades: estratégias de gestão de Instituições de EnsinoSuperior Comunitárias no Rio Grande do Sul”, desenvolvida no Programa dePós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Doutorado da Universidade de SantaCruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A partir dessas duas abordagens,pretende-se iniciar uma reflexão sobre o desempenho da educação a distância nosdias atuais, com vistas a sugerir um outro percurso para sua execução edesenvolvimento de suas potencialidades. Palavras-Chave: Educação a distância; território;desterritorialização

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ISSN 2447-4622