REGIONALIZAÇÃO, VOCAÇÃO REGIONAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO TERRITÓRIO

Jamille Delagnelo Fagundes da Silva, Cristiane Sbardelati

Resumo


Os processos de desenvolvimento regional refletem um sistemade relações sociais e conflitos que consolida ordens econômicas e políticasconsagradas e reproduzidas tanto pelo Estado como pela população local,abarcados numa suposta “vocação regional” naturalizada. E não podemosdesconsiderar que estes processos se desenvolvem numa lógica compreendidos naatual fase da expansão capitalista no globo, o processo de globalização. EmSanta Catarina estas operações de regionalização são diversas, mas o que é delimitadopara compor a análise deste trabalho é o que se refere mais especificamente aregionalização econômica do oeste catarinense, que é conhecida e reconhecidapor ser um lugar onde se tem "vocação" para produzir aves e suínos. Asuposta “vocação regional” vem se justificando a medida que nas relaçõessociais e até mesmo nas relações políticas concebem uma determinadacaracterística econômica natural ao território. Consequentemente neste contextose configura socialmente a questão do trabalho, bem como a formação necessáriapara exercê-lo. Diante do exposto, neste artigo objetiva-se analisar a relaçãoentre os processos de regionalização no contexto da globalização, a"vocação regional" e oferta da educação profissional pública namicrorregião de Concórdia /SC. Constata-se que a oferta de cursos segue alógica da naturalização da vocação regional, desconsiderando as potencialidadesdo território e os sujeitos que ali vivem, como se todos os jovens daquelaregião tivessem interesse em atuar no ramo de criação e produção de carne.Palavras-chave: Território.Vocação Regional. Educação Profissional. Globalização.

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ISSN 2447-4622