GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ARTICULAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E A GLOBALIZAÇÃO

Sônia Maria Federovicz, Argos Gumbowsky, Jairo Marchesan

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar os mecanismos de participação na gestão escolar democrática do sistema público municipal de ensino de União da Vitória (PR) e Porto União (SC). O estudo utilizou-se dos recursos da pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo. O universo investigado constituiu-se pelos diretores das unidades escolares, professores regentes de classe do 5º ano, secretários municipais de educação e pais ou responsáveis pelos alunos matriculados nas turmas do 5° ano. A pesquisa considera a gestão escolar democrática, importante por despertar nos sujeitos, a consciência de cidadania como prática da transformação social, objetivando uma sociedade mais justa e democrática, capaz de instrumentalizar ações para o desenvolvimento de sua região. Os dados da pesquisa relatam o processo de implementação da gestão democrática nos municípios, confirmando os princípios da democracia e da participação. Através da pesquisa, foi possível perceber a proximidade entre a gestão escolar democrática e sua contribuição para o desenvolvimento. Os dados coletados foram analisados e interpretados a luz do referencial teórico estudado. Concluiu-se que os princípios democráticos norteiam a gestão das escolas do sistema público municipal dos municípios pesquisados, mas aponta lacunas, como a falta de capacitação aos profissionais da educação sobre a temática gestão democrática, bem como a necessidade em promover debates e rever conceitos, de forma que as práticas educativas venham consolidar ações que promovam o desenvolvimento regional.

Palavras chave: gestão escolar democrática – globalização – desenvolvimento regional.

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ISSN 2447-4622