O MARKETING TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO E DIVULGAÇÃO DA IMAGEM DOS TERRITÓRIOS: A INDICAÇÃO GEOGRÁFICA COMO REFERÊNCIA

Mayara Rohrbacher Sakr, Valdir Roque Dallabrida

Resumo


Parte-se do entendimento de que o Marketing, nas suas diferentes expressões, pode ser utilizado como estratégia central na construção e divulgação da imagem dos territórios, em especial os que, pelas suas especificidades, possuem produtos ou serviços reconhecidos ou reconhecíveis com o selo da Indicação Geográfica (IG). Partindo dessa compreensão, interpõe-se uma questão para a reflexão e futura investigação: quais as potencialidades do Marketing Territorial na construção e divulgação da imagem dos territórios com IG? A reflexão assume maior importância ao se admitir a possibilidade da presença de uma IG num território vir a tornar-se motivação central no processo de desenvolvimento territorial. Para fundamentar o estudo, faz-se a revisão das abordagens sobre Marketing, partindo do seu sentido geral, incluindo as referências sobre Marketing Ortodoxo, Social, Societal, até o Marketing Territorial, culminando com o enfoque teórico sobre Branding de Lugares. Trata-se, neste primeiro momento, de um estudo de caráter exploratório, utilizando fontes secundárias da literatura. No entanto, avança-se, propondo um Plano de Marketing para orientar a gestão de experiências de IG. Preliminarmente, conclui-se que o Marketing Territorial apresenta-se como uma ferramenta para a construção e divulgação da imagem de territórios, ressaltando suas especificidades e identidade territorial. Na continuidade dos estudos, resta o desafio da análise em experiências de IG.

Palavras-chave: Território. Marketing Territorial. Branding de Lugares. Indicação Geográfica. Desenvolvimento Territorial.


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ISSN 2447-4622