TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM ALIADOS À MOBILIDADE ESCOLAR. UM MODELO EFICAZ ENTRE O URBANO E O RURAL NO MUNICÍPIO DE SAPIRANGA/RS

Tiane Fernanda de Aguiar, Simone Henn, Roberto Morais

Resumo


A geografia abrange várias temáticas, entre elas a geografia dos transportes. Este trabalho busca relacionar as temáticas da Geografia como mobilidade, acessibilidade e interações espaciais com a educação formal da área rural e urbana. Tem como objetivo discutir a mobilidade dos alunos, residentes na área rural da cidade de Sapiranga, no RS, identificando quantos alunos que dispõe do transporte público escolar, bem como mencionar o local onde efetivam sua escolaridade. O recorte espacial, área rural Norte, foi escolhido por apresentar elementos importantes, onde os atores sociais estão diretamente ligados ao ponto da discussão e onde encontramos três escolas rurais em regiões diferentes naquele território. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada no processo de análise empírica e documental, identificando, classificando e descrevendo cada etapa analisada. A sustentação teórica apresentada faz menção aos aspectos legais existentes nos diferentes documentos, bem como a contribuição de autores que igualmente embasam as afirmativas elencadas no decorrer do trabalho. Apresenta como resultados a efetivação do processo educacional formal dos alunos que residem na área rural Norte do município em questão.

Palavras-chave: Mobilidade; Escolas, Transporte Escolar; Interações Espaciais.


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ISSN 2447-4622