COMPLEMENTARIDADE DO CAPITAL HUMANO DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL PELA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: ESTUDO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS

Rozimare Marina Rodrigues Rivas, Charlls Leandro Areco dos Santos, Carlos Otávio Zamberlan

Resumo


A educação é considerada um elemento endógeno que contribui para o desenvolvimento de uma região. No Brasil, o sistema educacional pode ser utilizado para auxiliar a explicar as diferenças regionais existentes. Todavia, a educação deve ser vista além da sua formalidade de sala de aula, pois ela é um instrumento para a formação de capital humano geral, que permita uma maior compreensão do contexto e das transformações sócio-políticas e econômicas globais, que vão além da formalidade da educação tradicional. Este estudo tem por objetivo verificar a percepção de professores de história e geografia, que são disciplinas importantes na formação da cultura do educando, sobre a contribuição do Museu da Erva Mate para complementaridade e assimilação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental. Foi utilizada uma pesquisa com base qualitativa alicerçada em análise lexical. Conclui-se que os professores percebem a importância na complementaridade dos conteúdos, mas a utilização desse espaço enfrenta dificuldades pelas próprias características da escola e do perfil dos estudantes, entre outros problemas.

Palavras-chave: Educação; Desenvolvimento Econômico; Capital Humano.


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ISSN 2447-4622