PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E TERRITÓRIO: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MOVIMENTOS ITALIANO E FRANCÊS NO BRASIL

Nayara Massucatto, Leticia Cristina Antunes, Maria de Lourdes Bernartt, Ingrid Gabrieli Hoelscher

Resumo


A Pedagogia da Alternância (PA) trata-se de um modelo educativo voltado aos jovens do campo, o qual surgiu em 1935 na França, expandindo-se posteriormente para o resto do mundo. Esse processo de internacionalização da PA culminou em dois movimentos distintos, francês e italiano, que mesmo partindo de princípios e objetivos comuns, possuem algumas singularidades. No Brasil a PA chegou por volta de 1969, primeiramente pelo movimento italiano, o qual estabeleceu-se no Espírito Santo e região nordeste do país e posteriormente, em 1980, o movimento francês foi implantado nas regiões sul e norte. O estudo caracterizou-se como bibliográfico de caráter qualitativo e como objetivo discutir as relações entre território e os movimentos da Pedagogia da Alternância no Brasil. Os resultados apontaram que essa modalidade de ensino fortalece a identidade cultural e promove o diálogo entre os diversos tipos de relação, portanto, é essencial para o fortalecimento do território, visto que ele é parte fundamental da identidade de cada povo.

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância, Território, Movimentos francês e italiano.


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ISSN 2447-4622