O PRÉ-SAL E OS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO COMPETITIVO NACIONAL: UMA ABORDAGEM PROSPECTIVA SOBRE A AGLOMERAÇÃO PRODUTIVA DE PETRÓLEO E GÁS DA BACIA DE CAMPOS

Edson Terra Azevedo Filho, Manuel Antonio Molina Palma, Margarida Perestrelo, Rodrigo Anido Lira

Resumo


O Brasil se destaca no cenário global por seu sucesso na exploração de Petróleo e Gás (P&G) e com as descobertas de vultosas reservas na camada do pré-sal, o país tem a chance de ingressar no seleto grupo dos dez maiores produtores do mundo. Porém, este cenário traz desafios ligados principalmente ao atendimento de demandas competitivas de extrema complexidade por parte do parque fornecedor nacional deste setor. Configurou-se como proposta deste trabalho, analisar como as dinâmicas que afetam o setor de P&G influenciam a participação dos atores implicados no desenvolvimento competitivo das empresas nacionais fornecedoras localizadas na aglomeração produtiva de P&G da Bacia de Campos. Para o atendimento do objetivo proposto foram utilizadas ferramentas da Análise prospectiva estratégica, nomeadamente o Método dos cenários, em função de sua adequação mediante o contexto de incerteza que envolve o setor de P&G brasileiro. A aplicação do referido método permitiu a identificação de dez principais dinâmicas que mais mobilizam os atores envolvidos e influenciam o contexto abordado. Julga-se que a identificação e análise das referidas dinâmicas possa orientar os atores envolvidos no processo de dinamização competitiva do setor de P&G brasileiro, em especial, das empresas nacionais localizadas na aglomeração produtiva da Bacia de Campos.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; Setor de Petróleo e Gás (P&G); Aglomerações Produtivas; Bacia de Campos; Análise Prospectiva Estratégica.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.