CARTOGRAFIA, INFOGRAFIA E O ESTUDO DO LUGAR

Elsbeth Léia Spode Becker, Glauco dos Santos Martins

Resumo


A Geografia nos permite compreender as mudanças rápidas, profundas e constantes que afetam os espaços que nos cercam. Muitas dessas mudanças estão relacionadas à tecnologia, que está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Torna-se imperativo introduzir essas tecnologias como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem para contextualizar os conteúdos e despertar o interesse do educando que está, naturalmente, cada vez mais interativo em sua vida cotidiana. Este trabalho objetivou apresentar um roteiro didático para o uso da infografia como instrumento de análise da paisagem, focando o ensino de Geografia na Educação Básica. A metodologia consistiu num primeiro momento do levantamento bibliográfico, contemplando a temática proposta, para fundamentar a construção do referencial teórico. Num segundo momento, delimitou-se o recorte espacial da paisagem (local) a partir de imagens de satélite e fotos aéreas do município de Santa Maria - RS para a elaboração dos recursos cartográficos e realizou-se o levantamento fotográfico para a construção do material infográfico. Posteriormente, na construção do roteiro didático com três Sequências Didáticas – SD – e o uso da infografia, aliou-se técnicas da metodologia clássica, do ensino de Cartografia às novas tecnologias para aproximar o estudo/análise do espaço à realidade dos estudantes da Educação Básica. Conclui-se que o uso de tecnologias no ensino de Geografia permite que o educando se insira cada vez mais em ambientes interativos, o que torna as aulas de Geografia mais dinâmicas e motivadoras, favorece a participação do aluno em sala, contribui para a sua aprendizagem e consequentemente melhora a qualidade da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Geografia; Ensino; Tecnologia; Santa Maria (RS).


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ISSN 2447-4622