DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS ATUAÇÕES DOS JOVENS EGRESSOS/AS DAS EFAS EM MOVIMENTOS SOCIAIS DA REGIÃO DO MÉDIO MEARIM - MARANHÃO

Damião Solidade Santos, João Paulo Reis Costa

Resumo


O desenvolvimento local é um dos princípios fundamentais das EFA´s, sendo uma das finalidades buscada pelo processo formativo. Tendo por base a luta pela terra, os/as camponeses/as desenvolveram diversas estratégias de organização, entre uma delas a Educação do Campo cada vez mais permeada nos princípios e práticas agroecológicas. Este trabalho é fruto da pesquisa de mestrado em andamento. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo a partir do estudo de caso. A pesquisa de campo realizou-se nas Escolas Famílias Agrícolas (EFA´s), localizadas no município de Lago do Junco, Região Médio Mearim, estado do Maranhão. Com os objetivos de caracterização na visão dos atores/as das EFAs sobre o conceito de desenvolvimento rural sustentável, enriquecida com as contribuições teóricas; Avaliar as atuações dos/as jovens egressos das EFA´s em âmbito local e regional em Movimento Sociais, organizações governamentais, atividades autônomas, identificando as principais dificuldades para que após a formação de nível fundamental ou médio, o/a jovem rural, retorne para trabalhar junto a sua família e comunidade; Refletir sobre a permanência do jovem no meio rural e apontar possíveis caminhos (propostas) que pode ajudar o/a jovem a continuar no campo. Os resultados apontaram a eficácia da Pedagogia da Alternância, que os jovens egressos das EFA´s têm dado a sua contribuição em prol do Desenvolvimento Rural Sustentável.


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ISSN 2447-4622